A pesquisa do Instituto de Economia Agrícola no varejo da cidade de São Paulo indica que em maio último o preço médio do kg da carne suína alcançou evolução pelo terceiro mês consecutivo, mas, continua abaixo do praticado no mesmo período do ano passado.
O preço médio ao consumidor paulistano atingiu valor de R$23,22, representando aumento de 1,1% sobre o mês anterior, enquanto significou queda de 1,5% sobre maio de 2021.
No acumulado de janeiro a maio o preço médio atingiu valor de R$22,82, equivalendo a queda de 2,5% sobre o mesmo período do ano passado, enquanto apresentou aumento expressivo de 25,7% sobre o mesmo intervalo de 2020.
Na mesma base de comparação os suinocultores venderam o animal vivo por valor 14,2% abaixo do recebido no mesmo período do ano anterior e obtiveram incremento de 16,7% em relação ao mesmo período de 2020. Ou seja, o preço praticado na base de produção sofreu retração anual muito superior ao índice de queda junto ao consumidor. E o índice de incremento sobre o preço de 2020 foi bem abaixo do reajuste que os consumidores absorveram no período.