Ao realizar a 34ª Reunião Anual do CBNA – aves, suínos e bovinos nos dias 9 e 10 novembro de 2022, o Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), “mais uma vez, se apresenta como fórum de divulgação e discussão das inovações científicas em prol do desenvolvimento social, ambiental e econômico, já que o papel da nutrição animal é garantir a resiliência e a produtividade, produzindo mais com menos, otimizando os recursos ambientais, além de oferecer soluções para uma cadeia produtiva mais sustentável e eficiente”.
A afirmação acima é de Ariovaldo Zani, Presidente do CBNA, que está otimista com a realização do evento.
Em entrevista, ele fala sobre o tema (A nutrição e as demandas do consumidor: bem-estar animal e meio ambiente) central do evento: “É um assunto que já se revela autoexplicativo e contemporâneo. É flagrante observar a crescente e justa preocupação da sociedade diante da fome que aflige cerca de oitocentos milhões de pessoas e atenta às estratégias que possam assegurar pleno abastecimento oriundo das cadeias produtivas engajadas com o controle e mitigação do aquecimento global e do manejo ético e humanitário dos animais”.
A 34ª Reunião não deixará de discutir outro tema muito abordado em congressos: a crescente preocupação mundial com a escalada da temperatura e a emissão de carbono das atividades agropecuárias, dentre tantos outros compromissos e iniciativas que visam garantir às gerações futuras o usufruto contínuo dos recursos naturais contemporâneos.
Leia abaixo a íntegra da entrevista:
Quais são as suas expectativas para a realização da 34ª Reunião Anual do CBNA?
Envieso ao otimismo e aposto no sucesso do evento, porque diante da convulsão social e econômica que tem afligido esse planeta, o CBNA, mais uma vez, se apresenta como fórum de divulgação e discussão das inovações científicas em prol do desenvolvimento social, ambiental e econômico, já que o papel da nutrição animal é garantir a resiliência e a produtividade, produzindo mais com menos, otimizando os recursos ambientais, além de oferecer soluções para uma cadeia produtiva mais sustentável e eficiente. Ou seja, o CBNA está engajado aos princípios básicos ou os “cinco Ps” da FAO (pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria), pois acredita que “Não se constrói a paz com estômagos vazios”!
Com o tema central já definido, quais tópicos você espera que sejam discutidos?
O tema central intitulado: “A nutrição e as demandas do consumidor: bem-estar animal e meio ambiente”, já se revela autoexplicativo e contemporâneo. É flagrante observar a crescente e justa preocupação da sociedade diante da fome que aflige cerca de oitocentos milhões de pessoas e atenta às estratégias que possam assegurar pleno abastecimento oriundo das cadeias produtivas engajadas com o controle e mitigação do aquecimento global e do manejo ético e humanitário dos animais.
Dentro da área de aves, suínos e bovinos, na sua opinião, quais são as discussões mais necessárias, ou seja, o que os produtores querem discutir?
Anunciada pela FAO como bastião da segurança alimentar e reconhecida por pesquisadores de notório saber como solucionadora de desafios, a agropecuária brasileira engajou-se voluntariamente contra a escalada da temperatura e, há tempo, pratica uma atividade de baixa emissão de carbono, produção de biocombustíveis renováveis, regularização ambiental, recuperação florestal e de pastagens degradadas, integração da lavoura com a pecuária e a floresta, dentre tantos outros compromissos e iniciativas que visam garantir às gerações futuras o usufruto contínuo dos recursos naturais contemporâneos. Apesar dos produtores pecuários demonstrarem plena disposição nos compromissos e iniciativas que visam garantir às gerações futuras o usufruto contínuo dos recursos naturais contemporâneos, é patente a carência de informações e esclarecimentos acerca do panorama das emissões, dos diferentes protocolos de métricas disponíveis, e da definição oficial das metas setoriais para redução.
34ª Reunião Anual do CBNA – aves, suínos e bovinos
Data: 9 e 10 de novembro de 2022
Local: Hotel Premium, Campinas, SP