A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) atualizou as estatísticas mensais do complexo brasileiro da soja até março de 2024. De acordo com os dados apurados, as projeções da entidade para o atual ciclo sofreram poucas alterações. A expectativa é de que a produção de soja em grão chegue a 153,9 milhões/t (+100 mil/t em relação ao levantamento anterior), com um esmagamento de 54,5 milhões/t. A produção do farelo de soja permanece estimada em 41,7 milhões/t e a de óleo em 11 milhões/t.
Processamento Mensal
O processamento do mês de março foi de 4,34 milhões/t, aumento de 19% em relação a fevereiro de 2024 e queda 3,6% em relação a março de 2023 quando ajustado pelo percentual amostral de 89,8%.
Comércio Exterior
Os volumes de exportação seguem praticamente inalterados: 97,8 milhões/t de soja em grão e 21,6 milhões/t de farelo de soja. Somente a projeção de venda para o mercado internacional do óleo de soja que apontou uma pequena retração de 50 mil/t, ficando em 1,1 milhão/t no atual balanço contra 1,15 milhão do relatório anterior. Isso se deve a maior demanda pelo produto no mercado interno.Por fim, essas exportações dos produtos do complexo brasileiro da soja trazem uma expectativa de receita de US$ 56,6 bilhões neste ano.
Confira os dados completos no site da Abiove (https://abiove.org.br/estatisticas/).