Ação visa aumentar a produtividade da Granja Becker para 36 leitões desmamados/fêmea/ano com a matriz TN70 em 2021.
Com o intuito de aumentar a produtividade dos leitões desmamados, a Granja Becker, empresa referência em produção de suínos, lançou o projeto Becker 36 em parceria com a Topigs Norsvin, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de genética suína, a Cargill Nutrição Animal e a Agriness.
Lançamento Projeto Becker 36
A projeção é que a produtividade da granja atinja a marca de 36 leitões desmamados/fêmea/ano (DFA) em 2021. No lançamento do projeto, realizado no último dia 10 de fevereiro na Granja Becker (Quatro Pontes/PR), estiveram presentes representantes das empresas parceiras, mídias locais e autoridades políticas da região. Na ocasião, os especialistas das empresas debateram sanidade, estratégia de nutrição, genética e a importância do suporte das empresas na granja Becker para que esse objetivo seja obtido.
Em 2020, a granja Becker encerrou o ano com 220,75 kg de leitões desmamados/fêmea e o número recorde de 35 DFA, representando uma melhora de 2,42 leitões desmamados a mais por fêmea em 2020 em relação ao ano anterior, de acordo com o proprietário da granja, o Sr. Milton Becker. Para o suinocultor, esse resultado só foi obtido graças ao trabalho em equipe com empresas parceiras, o constante investimento em inovação e a aquisição de equipamentos sofisticados que garantiram os bons resultados da granja, mesmo em tempo de pandemia.
Para o diretor Geral da Topigs Norsvin, André Costa, o projeto visa alavancar a suinocultura brasileira para novos patamares, e a parceria com grandes players do setor garantirão os 36 DFA, a qualidade do produto e o bem-estar animal, alinhando o desejo de produção do suinocultor com a demanda por produtos de qualidade e produzidos com responsabilidade, que cada vez mais são exigidos pelos mercados nacional e internacional.
André Costa, diretor Geral da Topigs Norsvin
TN70: mais produtividade com a melhor matriz do mundo
Para aumentar o índice de produtividade na granja foi preciso um trabalho intenso em diferentes áreas, como nutrição, sanidade e genética. Nesse sentido, a Topigs Norsvin, com mais de 20 anos de parceria com a Granja Becker, contribui para o bom resultado da empresa nos últimos anos através do compartilhamento da genética da matriz TN70.
A matriz TN70 atingiu a marca expressiva de 38+ DFA
A TN70 é uma matriz que se destaca por produzir leitegadas grandes com leitões fortes, vigorosos, uniformes e com alto peso ao nascimento. Como resultado, são obtidos suínos terminados com excelente eficiência alimentar, elevado ganho de peso diário e excelente qualidade de carcaça, além de registrarem alto rendimento de carne magra.
“A eficiência da granja está relacionada em grande parte ao desempenho reprodutivo das fêmeas, que pode ser expresso pela capacidade desses animais de produzirem um maior número de DFA. Este é um importante indicador que permite comparar a produtividade de diferentes propriedades”, explica Costa.
Ainda de acordo com o diretor, no Brasil os melhores resultados desse indicador apontam para 35 a 37 DFA. Por causa dos investimentos para o aprimoramento da genética da matriz TN70, a fêmea atingiu a marca expressiva de 38+ DFA. “Esse número reforça a TN70 como a melhor matriz do mundo, colocando a Topigs Norsvin e seus parceiros na vanguarda da suinocultura mundial. Além disso, por meio dessa fêmea de alta produtividade, aliada a uma nutrição e manejo adequados, iremos trabalhar para que a Granja Becker atinja seu objetivo de 36 DFA”.
Sobre a Topigs Norsvin
A empresa de genética suína Topigs Norsvin é reconhecida por sua abordagem inovadora na implementação de novas tecnologias e pelo seu foco contínuo na produção de suínos com a melhor relação custo-benefício possível.
Com uma produção de 11 milhões de doses sêmen/ano, a melhoria contínua e fortalecimento dos produtos permitem que os clientes da Topigs Norsvin obtenham um valor agregado significativo em sua produção. O melhoramento genético da Topigs Norsvin baseia-se em dois pilares fundamentais: sustentabilidade e eficiência, que se traduzem em um programa de genética balanceado e eficiência total na alimentação.
Pesquisa, inovação e disseminação de melhorias genéticas são os pilares da empresa, que investe 22,5 milhões de euros em P&D ao ano.
Mais informações: https://topigsnorsvin.com.br/