O preço médio do kg do suíno vivo no interior de São Paulo aponta que em maio o produtor conseguiu comercializar seu produto por R$8,32, equivalendo a redução mensal de quase 11%, enquanto alcançou evolução expressiva de 44,4% sobre maio do ano passado.
Na ponta final, o preço médio do kg de carne suína levantado pelo Instituto de Economia Agrícola no varejo da cidade de São Paulo indica cotação de R$23,57, representando redução mensal bem inferior à verificada na base de produção, atingindo apenas 2,2%. De toda forma, a evolução em doze meses embora também expressiva, foi inferior à alcançada pelo produtor, atingindo índice positivo de 34,7%.
O resultado final é um índice de participação do produto vivo sobre o varejo de 35% em maio, significando redução de 4 pontos percentuais sobre o mês anterior, quando o preço médio ao produtor alcançou participação de 39%. Mesmo assim, o índice atual é superior ao alcançado em maio do ano passado, na casa dos 33%.
No curto período dos últimos 13 meses, é visível a elevada participação que os produtores suínos conseguiram sobre o varejo no decorrer do segundo semestre do ano passado, chegando a comercializar seu produto por até 55% do valor da carne suína ao consumidor. Com isso, conseguiram acompanhar a evolução do custo de produção naquele período. De lá pra cá, houve queda nos preços de comercialização do suíno vivo e aumento no custo de produção, trazendo pesado ônus aos suinocultores.
Acompanhe as Edições de Junho: Revista do AviSite e Revista do Ovo