A Associação Catarinense dos Criadores de Suínos completa 63 anos. São mais de seis décadas trabalhando para demonstrar a força e a importância dos suinocultores e da suinocultura catarinense, através de ações pontuais e inovação.
Santa Catarina detém a maior suinocultura do país, produz cerca de 12 milhões de cabeças por ano e responde por mais de 40% dos abates industriais do país, hoje, na ordem de 34.000 suínos por dia. Situam-se em Santa Catarina os maiores conglomerados agroindustriais. O estado é responsável por 57% das exportações brasileiras de suínos.
A iniciativa da criação da ACCS partiu de um grupo de suinocultores, de representantes da agroindústria e da sociedade local, que, após muitos debates e reuniões em torno da atividade, resolveram por deliberar, no dia 04 de julho de 1959, pela formação da entidade, que teria foro na cidade de Concórdia e atuação em todo o estado de Santa Catarina. No mesmo dia, foi nomeada uma comissão organizadora para elaboração dos estatutos e feito o registro dos primeiros associados. O encontro contou com a presença de 81 pessoas, entre criadores, técnicos, representantes da sociedade local e do setor agroindustrial, que foram considerados os sócio-fundadores da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, um marco para a suinocultura catarinense e que, por sua atuação ao longo dos anos, mudaria o panorama da suinocultura brasileira.
Desde o momento de sua implantação, a ACCS teve atuação significativa, a ponto de elevar a região ao reconhecimento de todo o Brasil, como centro de referência na produção e industrialização de suínos, e de conquistar para Concórdia o direito de realizar anualmente a exposição nacional de suínos.
Com conquistas gradativas todos os dias, a entidade enxerga um futuro cheio de desafios. “Sempre vamos ter que bater em alguma coisa diferente para que a carne suína consiga o seu espaço. Já estamos entrando bem no mercado, mas precisamos fazer com que o consumidor veja as questões de saúde, os valores agregados e tudo de bom que tem a nossa proteína”, frisa Losivanio Lorenzi, presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos.
Em conversa com a Revista do SuiSite, Losivanio falou sobre a importância da Associação e os desafios do setor. Acesse abaixo a partir da página 14.