Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
terça-feira, 20 de maio de 2025
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
EMPRESAS E PRODUTOS
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco

Revista do SuiSite: Nutrição de Precisão para Suínos

  • 1 fevereiro, 2023
  • Campinas, SP,
  • -Revista do SuiSite

A Resposta para o Desafio da Alimentação em Tempos de Alto custo de Insumos

Nas granjas, os suínos são geralmente alimentados com uma dieta convencional, cuja composição é baseada nas necessidades médias de energia e nutrientes (ou seja, aminoácidos e minerais) do rebanho. No entanto, existe uma grande heterogeneidade entre animais, mesmo do mesmo estádio fisiológico, no que diz respeito às suas necessidades nutricionais e às suas respostas produtivas. Portanto, com uma dieta convencional, haverá animais sub ou superalimentadas, o que pode levar a problemas produtivos e reprodutivos, custos extras de alimentação e perdas ambientais. É necessário determinar se a consideração das necessidades nutricionais individuais e suas variações ao longo do tempo melhora o desempenho do suíno. Esta nova estratégia de alimentação denominada “nutrição de precisão” ou “nutrição personalizada” visa distribuir no momento certo para o animal certo uma ração ideal em termos de quantidade e composição.

Modelos nutricionais e novas tecnologias (sistema de alimentação inteligentes para suínos em engorda, fêmeas na gestação e na maternidade) trazem oportunidades para medir e integrar a variabilidade individual em modelos capazes de estimar as necessidades nutricionais. No Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/ UFMG), três ferramentas de apoio (Figura 1) a tomadas de decisão foram desenvolvidas com base em um modelo matemático (Rueda et al., 2021), estações de alimentação inteligentes (Gestal Multi® e Gestal Quattro®) e plataformas de pesagem em tempo real (Intergado Tecnologia®). Um pode ser usado para porcas em gestação e outro para porcas em lactação. Em ambos os casos, os fornecimentos óptimos de energia e nutrientes são calculados diariamente e para cada fêmea tendo em conta a informação disponível no sistema: idade produtiva, peso vivo, tamanho da leitegada, condição corporal à inseminação e objetivos ao parto (peso corporal e espessura de toucinho). Os dados históricos do rebanho também são usados para prever outros parâmetros exigidos pelo modelo (por exemplo, tamanho e peso da leitegada, peso corporal alvo da porca no final da gestação e da lactação). Com base nas estimativas das exigências, a oferta e a composição ideais de ração são calculadas a cada dia e para cada porca e essa informação é transmitida ao alimentador automático. A maior eficiência da implantação de programas de nutrição de precisão, também dependerá do processo de combinação dos dados provenientes de múltiplos sensores de mesma natureza ou de naturezas distintas via fusão sensorial. O principal objetivo desse processo é a obtenção de dados mais completos, de melhor qualidade, mais precisos ou mais fáceis de computar e analisar, permitindo assim a redução de falhas nos processos decisórios.

Nutrição de precisão nas fases de crescimento e engorda

Nos sistemas de produção convencionais, os suínos nas fases de crescimento e engorda são geralmente alojados em grupos e alimentados com uma mesma ração por um determinado período de tempo. As dietas nesta fase, geralmente são formuladas para satisfazer o animal de maior exigência do lote (HAUSCHILD et al., 2010). Aymerich et al. (2020), avaliando suínos em crescimento, de 28 à 63 quilos, observaram que os animais menores utilizam a lisina da dieta de forma mais eficiente, quando comparados aos animais de maior peso corporal. Estes dados sugerem que o aproveitamento de nutrientes é diferente em animais da mesma população. Neste sentido, variáveis como peso, tempo de permanência na fase, idade e sexo influenciam a eficiência alimentar do lote (GAILLARD et al., 2020). Por este motivo, em sistemas convencionais de alimentação, é inevitável que haja animais superalimentados, trazendo prejuízos ao sistema de produção e ao meio ambiente, pela excreção em altos níveis de nitrogênio e fósforo (POMAR et al., 2010). Frente a este desafio, a nutrição de precisão torna-se uma ferramenta para melhorar o ajuste no fornecimento de alimento, levando em consideração a variabilidade das necessidades nutricionais de cada indivíduo.

Atualmente algumas estratégias nutricionais são utilizadas para mitigar os efeitos do desperdício de nutrientes principalmente em fases de crescimento. Estas estratégias consistem em aumentar o número de dietas oferecidas em um mesmo intervalo de tempo, modificando a composição das mesmas em função da idade dos animais. Porém, estudos recentes apontaram que este tipo de abordagem tem o potencial de diminuir o custo da ração em no máximo 3% (POMAR e REMUS, 2019). Enquanto que o estabelecimento de uma dieta personalizada diariamente, pode controlar as variações de tempo e de animal, resultando em uma diminuição de custos entre 8% e 10% (ANDRETTA et al., 2014, 2016a).

A determinação eficaz dos nutrientes disponíveis nos ingredientes da ração, a formulação precisa da dieta e a determinação das necessidades nutricionais individuais dos animais devem ser levadas em consideração no desenvolvimento de programas de alimentação de precisão (POMAR et al., 2009). Além disso, faz-se necessária para a implementação adequada do sistema, a coleta automática de dados, processamento desses dados de acordo com a estratégia de controle estabelecida e ações relativas ao controle do sistema, geralmente com auxílio de estações de alimentação automáticas. (GAILLARD et al., 2020). Neste sentido, a abordagem de alimentação de precisão tem como objetivo fornecer nutrientes em proporções próximas a exatidão em relação a exigência diária do animal, tanto em quantidade quanto em composição da dieta. Para isso é necessário estipular uma dieta dinâmica, que atenda diariamente as demandas nutricionais dos animais baseadas em suas características individuais.

Andretta et al. (2016b) avaliando suínos em crescimento, mostraram em seus estudos que utilizando a nutrição de precisão, é possível diminuir o consumo de lisina por animal em até 26%, e consequentemente o custo com alimentação em aproximadamente 10% por animal. Os mesmos autores em trabalhos anteriores observaram que a mudança do sistema de alimentação convencional para alimentação de precisão, resultou em diminuição dos níveis de excreção nitrogênio em 22% e de fósforo em 27%. Estes dados evidenciam que a nutrição de precisão melhora não só a eficiência no aproveitamento de nutrientes, mas também ameniza os impactos ambientais negativos causados pela excreção de N e P (POMAR e REMUS, 2019).

Nutrição de precisão nas fases de reprodução

A condição corporal de uma porca gestante, também pode influenciar diretamente o desempenho durante a lactação. O excesso de energia pode causar obesidade ao parto, levando à redução da ingestão voluntária, resultando em mobilização corporal excessiva durante a lactação (Sinclair et al., 1998; Kim et al., 2009).

Normalmente as fêmeas suínas são alimentadas com uma mesma dieta durante a gestação sem alteração nos níveis nutricionais e até mesmo na quantidade, por mais que suas exigências nutricionais sofram alterações ao longo da gestação (Dourmad et al., 2008; Gaillard et al., 2020; Gaillard e Dourmad, 2022). Em alguns casos a fase de gestação é subdividida para que se possa focar nas diferentes necessidades de cada período. Um exemplo é a utilização do conceito high-low-high (HLH), onde a gestação é dividida em três terços, e, o primeiro o foco é a recuperação corporal da fêmea, o segundo para desenvolvimento de glândulas mamárias e mantença e, por fim, o terceiro para a produção de leite e crescimento fetal exponencial.

Figura 1. Sistema de monitoramento usando sistema AIPF (Gestal Multi®) acoplado a balança de carga (VW 100, Intergado®) sob a porca durante a gestação.

Um fator que também pode influenciar a alimentação e o consumo de nutrientes na fase gestacional é o modo de criação em baias coletivas, pois a competição por alimento pode refletir em disputas, hierarquia e em grandes variações de escore de condição corporal das fêmeas nesta fase. Uma grande alternativa que vem sendo aplicada na produção é a tecnificação do sistema de alimentação ou a utilização dos AIPF’s (Automatic Intelligent Precision Feeders), onde conseguimos realizar o fornecimento de ração adequado para os animais de forma individualizada, ou seja, sem disputas e competição por alimento, facilitando a aplicação do conceito de nutrição de precisão, outra estratégia que vem sendo muito estudada nos últimos anos.

O conceito de nutrição de precisão pode ser visto como uma técnica inovadora na pesquisa de suínos nos últimos anos, com o objetivo de melhorar a eficiência da utilização de nutrientes essenciais pelo animal (ou seja, proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais). Desequilíbrios nutricionais da dieta são conhecidos por causar problemas de crescimento, reprodução e saúde em suínos (NRC 2012; Ceron et al. 2021). Quando tratamos de novas tecnologia, é necessário que se tenha conhecimento e mão de obra qualificada para a aplicação prática. Desta forma, e não diferente na nutrição de precisão para matrizes suínas, a aplicação desta tecnologia pode ter limitações que façam com que o sistema de produção não devolva o máximo retorno sobre o investimento.

Em um estudo realizado na nossa unidade de pesquisas NEPSUI (Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, ICA-UFMG), o qual objetivou explorar os efeitos da nutrição de precisão em porcas de alta produtividade em gestação, mostrou que o fornecimento do adequado balanço de aminoácidos e energia nos períodos corretos da gestação pode trazer grandes benefícios para o desempenho. No trabalho foi comparado o efeito da utilização dos diferentes modelos de curvas para alimentação na fase de gestação, como a nutrição plana, HLH e a aplicação de um modelo de predição de nutrientes focado nas exigências diárias da fêmea (Domingos et al, dados não publicados).

Na pesquisa pode-se observar que a nutrição de precisão se mostrou mais eficiente em comparação com as demais dietas. O crescimento fetal dos animais submetidos à modelagem foi superior as demais formas de nutrição (Figura 2). A gestação é dividida em fases que são caracterizadas por diferentes etapas voltadas para a recuperação do escore de condição corporal que foi mobilizado no período de lactação prévio, de desenvolvimento fetal e de produção de leite para sustentar a próxima lactação sem efeitos negativos para o animal.

Figura 2. Influência da estratégia alimentar durante a gestação no desenvolvimento do crescimento fetal.

Os efeitos do fornecimento adequado baseado na exigência diária da fêmea não se limitam apenas ao crescimento fetal, mas também na deposição de tecido e produção de leite que serão utilizados pós-natal. Ainda no trabalho, foi mostrado que a produção de leite foi superior aos demais tratamentos em aproximadamente 1,2 litros diariamente, reflexo da mobilização corporal mais acentuada dos tecidos depositados durante a gestação calculados pela deposição e mobilização de gordura (Figura 3).

De forma similar, conduziu-se na nossa unidade um segundo estudo com as fêmeas em fase de lactação (L. R. Justino, 2022 – dados não publicados; Figura 4), onde objetivou-se, desenvolver e validar um programa de nutrição de precisão usando sistema AIPF (Gestal Quattro®) acoplado a balança de carga (VW 100, Intergado®) sob a porca e sua leitegada e uma câmera sobre cada baia para monitorar os animais durante 24 h, e os impactos sobre o desempenho das fêmeas suínas durante a fase de lactação. Analisando os dados da dinâmica corporal das fêmeas e de suas leitegadas durante a lactação, foi possível detectar que existe um período especifico em que a fêmea apresenta uma perda corporal acentuada (R2=0,955) ocorrendo entre os dias 14 e 21 de lactação. Este mesmo período coincide com o período de máximo crescimento da leitegada (R2=0,975). Estes resultados evidenciam a necessidade de adequação do programa de alimentação nestas semanas visando potencializar a produção de leite e minimizar a perda corporal da fêmea, o que poderá ser alcançado através do uso de programas de nutrição de precisão aliados a tecnologia para garantir a exigência diária de forma dinâmica e individualizada de acordo com o estado corporal de cada indivíduo e seu potencial de produção no dia, melhorando assim, a eficiência, o desempenho produtivo e reduzindo o impacto ambiental com a otimização do balanço nutricional diário.

Figura 3. Influência da estratégia alimentar na dinâmica de deposição e mobilização corporal durante a gestação e lactação.

Desta forma, estratégias que visam maximizar os ganhos em desempenho podem ser alternativas promissoras para a produção. A utilização de modelagens dentro da nutrição de precisão é uma saída que pode trazer muitos benefícios aos animais e principalmente ao produtor. Os resultados mostram que a alimentação de precisão baseada em proporções diárias dinâmicas de Lisina: Energia durante a gestação e lactação é altamente benéfica para porcas de alta produtividade, apoiando a disponibilidade de nutrientes para o crescimento corporal da porca, desenvolvimento dos leitões e das glândulas mamárias.

Figura 4. Sistema de monitoramento usando sistema AIPF (Gestal Quattro®) acoplado a balança de carga (VW 100, Intergado®) sob a porca e sua leitegada durante a lactação.

Considerações Finais

É evidente que a nutrição de precisão é uma ferramenta que melhora a eficiência produtiva de maneira geral. Embora a implementação deste tipo de tecnologia tenha um custo mais elevado, diversos resultados científicos mostraram que programas de nutrição de precisão oferecem benefícios aos animais, ao meio ambiente e principalmente ao produtor, pois são capazes de diminuir o desperdício de nutrientes mantendo o desempenho, o que otimiza a produção e aumentando a lucratividade, principalmente em tempos de desafios econômicos. Neste sentido, é imprescindível que este conceito de precisão dentro da nutrição se torne uma ferramenta presente no cotidiano das granjas produtoras de suínos no Brasil e no mundo visando assim alcançar a produção de suínos de maneira sustentável e eficiente potencializando os retornos econômicos para o produtor.

 

Sobre o autor:

Prof. Dr. Bruno Alexander Nunes Silva

Professor de Nutrição e Produção de Suínos

Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/ UFMG)

 

Referências

ANDRETTA, I. et al. The impact of feeding growing–finishing pigs with daily tailored diets using precision feeding techniques on animal performance, nutrient utilization, and body and carcass composition. Journal of Animal Science, v. 92, n. 9, p. 3925–3936, 2014.

ANDRETTA, I. et al. Feeding behavior of growing–finishing pigs reared under precision feeding strategies. Journal of Animal Science, v. 94, n. 7, p. 3042–3050, 2016a.

ANDRETTA, I. et al. Precision feeding can significantly reduce lysine intake and nitrogen excretion without compromising the performance of growing pigs. Animal, v. 10, n. 7, p. 1137–1147, 2016b.

AYMERICH, P. et al. Increasing dietary lysine impacts differently growth performance of growing pigs sorted by body weight. Animals, v. 10, n. 6, p. 1–17, 2020.

Ball, R.O., Ryan Samuel, e S. Moehn. 2008. “Nutrient requirements of prolific sows”. Advances in Pork Production 19 (janeiro): 223–36.

Ceron, Marcos, Henrique Muniz, Vladimir Oliveira, Alexandre Kessler, Bruno Fraga, Daniela Klein, Michael Reis, e Carlos Botega. 2021. “MINERAIS ORGÂNICOS NA NUTRIÇÃO DE SUÍNOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA”. Em , 52–67. https://doi.org/10.37885/210805882.

Dourmad, Jean-Yves, Michel Étienne, Alain Valancogne, Serge Dubois, Jaap van Milgen, e Jean Noblet. 2008. “InraPorc: A Model and Decision Support Tool for the Nutrition of Sows”. Animal Feed Science and Technology, Mathematical Models that Predict the Effects of Feed Characteristics on Animal Performance, 143 (1): 372–86. https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2007.05.019.

Gaillard, Charlotte, e Jean-Yves Dourmad. 2022. “Application of a Precision Feeding Strategy for Gestating Sows”. Animal Feed Science and Technology 287 (maio): 115280. https://doi.org/10.1016/j.anifeedsci.2022.115280.

Gaillard, Charlotte, Nathalie Quiniou, Raphaël Gauthier, Laetitia Cloutier, e Jean-Yves Dourmad. 2020. “Evaluation of a decision support system for precision feeding of gestating sows”. Journal of Animal Science 98 (9): skaa255. https://doi.org/10.1093/jas/skaa255.

GAILLARD, C.; BROSSARD, L.; DOURMAD, J. Y. Improvement of feed and nutrient efficiency in pig production through precision feeding. Animal Feed Science and Technology, v. 268, n. June, p. 114611, 2020.

HAUSCHILD, L.; POMAR, C.; LOVATTO, P. A. Systematic comparison of the empirical and factorial methods used to estimate the nutrient requirements of growing pigs. Animal, v. 4, n. 5, p. 714–723, 2010.

Kim, S. W., W. L. Hurley, G. Wu, e F. Ji. 2009. “Ideal amino acid balance for sows during gestation and lactation1”. Journal of Animal Science 87 (suppl_14): E123–32. https://doi.org/10.2527/jas.2008-1452.

NRC. 2012. “National Research Council (NRC): Nutrient requirements of fish and shrimp | SpringerLink”. 2012. https://link.springer.com/article/10.1007/s10499-011-9480-6.

POMAR, C. et al. Applying precision feeding techniques in growing-finishing pig operations. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 38, n. spe, p. 226–237, 2009.

POMAR, C. et al. Modelling nutrient digestion and utilisation in farm animals. Modelling nutrient digestion and utilisation in farm animals, p. 327–334, 2010.

POMAR, C.; REMUS, A. Precision pig feeding: A breakthrough toward sustainability. Animal Frontiers, v. 9, n. 2, p. 52–59, 2019.

Sinclair, A. G., M. C. Cia, S. A. Edwards, e S. Hoste. 1998. “Response to Dietary Protein during Lactation of Meishan Synthetic, Large White and Landrace Gilts given Food to Achieve the Same Target Backfat Level at Farrowing”. Animal Science 67 (2): 349–54. https://doi.org/10.1017/S1357729800010122.

Wolf, J., E. Žáková, e E. Groeneveld. 2008. “Within-Litter Variation of Birth Weight in Hyperprolific Czech Large White Sows and Its Relation to Litter Size Traits, Stillborn Piglets and Losses until Weaning”. Livestock Science 115 (2): 195–205. https://doi.org/10.1016/j.livsci.2007.07.009.

 

  • Fonte: Revista do SuiSite
  • Autor:Bruno Alexander Nunes Silva

Notícias Relacionadas

Empresas & Profissionais

ESPECIAL: 1° Encontro Técnico FS Nutrição Animal analisa uso de coprodutos da indústria de etanol de milho na produção de proteína

Leia Mais
20 de maio de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes nas três primeiras semanas de maio de 2025

Leia Mais
20 de maio de 2025
Mercado

Estabilidade predominou nas cotações no mercado para a suinocultura ontem, segunda-feira

Leia Mais
20 de maio de 2025
Cursos e Eventos

Fenagra 2025 bate recorde de público e gera cerca de R$ 900 milhões em negócios

Leia Mais
20 de maio de 2025

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • SuiSite

NOSSOS PARCEIROS

aviagen
logo-evonik
LogoGiordanoDefinitivo
logo-hubbard
Anterior
Próximo

Notícias Relacionadas

Empresas & Profissionais

ESPECIAL: 1° Encontro Técnico FS Nutrição Animal analisa uso de coprodutos da indústria de etanol de milho na produção de proteína

O intuito do 1° Encontro Técnico da FS Nutrição Animal sobre Processos de Produção dos

Leia Mais
Giovana - Redação 20 de maio de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes nas três primeiras semanas de maio de 2025

As exportações das carnes bovina e suína completaram as três primeiras semanas de maio mantendo

Leia Mais
AviSite - Redação 20 de maio de 2025
Mercado

Estabilidade predominou nas cotações no mercado para a suinocultura ontem, segunda-feira

Os preços no mercado de suínos nesta segunda-feira (19) ficaram, na maioria, estáveis. Segundo análise

Leia Mais
Giovana - Redação 20 de maio de 2025
Cursos e Eventos

Fenagra 2025 bate recorde de público e gera cerca de R$ 900 milhões em negócios

Edição 2026 já está 80% vendida e aumentará de tamanho, com um acréscimo de 50%

Leia Mais
Giovana - Redação 20 de maio de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Oferta elevada de milho mantém pressão sobre cotações

Estimativas indicando produção de milho elevada no Brasil e no mundo mantêm pressionados os valores

Leia Mais
Giovana - Redação 20 de maio de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Preços da soja seguem enfraquecidos no Brasil

Os preços da soja seguem enfraquecidos no spot brasileiro, conforme apontam levantamentos do Cepea. Segundo

Leia Mais
Giovana - Redação 20 de maio de 2025

Últimas Notícias

Mercado

FLVO impulsiona vendas e ajuda a estabilizar inflação no varejo alimentar no início de 2025

Seguindo a tendência de crescimento de 2024, frutas, legumes, verduras e ovos tiveram alta de

Leia Mais
20 de maio de 2025
Empresas & Profissionais

BRF e Marfrig anunciam fusão: veja principais números da nova gigante

Com a fusão entre a Marfrig e a BRF, anunciada na sexta-feira (16), a nova

Leia Mais
19 de maio de 2025
Nutrição

Proteína é tendência: novas oportunidades para a carne suína 

O estudo “O Perfil Proteico 2025” aponta que a proteína passou a ser protagonista na

Leia Mais
19 de maio de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Preços futuros do milho fecharam a semana pressionados por condições climáticas favoráveis nos EUA

Gripe aviária também pressiona cotações do milho na B3. Acompanhando as condições climáticas da safra

Leia Mais
19 de maio de 2025
Mercado

Com equilíbrio de oferta e demanda, cotações do mercado de suínos fecharam a sexta-feira (16) estáveis

A última sexta-feira (16) terminou a para o mercado de suínos com preços estáveis. Segundo

Leia Mais
19 de maio de 2025

Preços médios do suíno vivo e da carne suína apesentaram leve queda em abril

Mercado em abril Os preços médios do suíno vivo e da carne suína apresentaram leve

Leia Mais
16 de maio de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Superior a US$9 bi, receita cambial das carnes quase dobra em relação ao primeiro dos anos 2020

No 1º quadrimestre de 2020, quando o mundo foi surpreendido pela primeira pandemia do Século

Leia Mais
16 de maio de 2025
Cooperativas

Aurora Coop abrirá unidade em Xangai para incrementar vendas ao sudeste asiático

          A Aurora Coop amplia presença no comércio mundial. No ano

Leia Mais
16 de maio de 2025
Fiscalização

Anffa Sindical denuncia proposta de inspeção privada ao MPF

Plano do governo ameaça a saúde pública, fragiliza o controle sanitário e fere prerrogativas do

Leia Mais
16 de maio de 2025
Mercado

Receita com exportações de carne suína é a 2ª maior da história

A receita obtida com as exportações brasileiras de carne suína em abril foi a segunda

Leia Mais
15 de maio de 2025
Exportação

ABPA leva empresas brasileiras à Sial China 2025 para reforçar parcerias e promover proteínas animais

Evento será realizado de 19 a 21 de maio, em Xangai; espaço contará com cinco

Leia Mais
15 de maio de 2025
Empresas & Profissionais

Estágio 2025: Boehringer Ingelheim oferece oportunidades para jovens talentos

Com inscrições abertas de 12 a 30 de maio, no site da Cia de Estágios,

Leia Mais
15 de maio de 2025
Cursos e Eventos

Valor da Produção Agropecuária paulista em 2024 será tema de debate em seminário do Instituto de Economia Agrícola

Evento online faz parte do Ciclo de Estudos IEA. O Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta),

Leia Mais
15 de maio de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Abpa e ApexBrasil renovam convênio com impacto direto nas exportações

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações

Leia Mais
15 de maio de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Santa Catarina: o melhor resultado em 28 anos nas exportações de carnes do 1º quadrimestre de 2025

Santa Catarina alcançou no primeiro quadrimestre deste ano o melhor desempenho dos últimos 28 anos

Leia Mais
14 de maio de 2025

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Segurança Alimentar

Diálogo Brasil-China debate segurança alimentar em Pequim

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações

Leia Mais
AviSite - Redação 14 de maio de 2025
Empresas & Profissionais

JBS abre 2025 com o segundo maior 1º tri da história

Ebitda, indicador que reflete desempenho operacional das empresas, cresceu 38,9% em um ano, com margem

Leia Mais
Giovana - Redação 14 de maio de 2025
Produção

Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em abril

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos acumularam altas em abril

Leia Mais
Giovana - Redação 14 de maio de 2025
Exportação

Pecuária lidera exportações do agro catarinense em 2024, com destaque para carne de frango e suína

Em 2024 as exportações do agro  em Santa Catarina foram de US$7,57 bilhões e responderam

Leia Mais
Giovana - Redação 14 de maio de 2025
Mercado

Preço da carcaça suína caiu 2,33% ontem, terça-feira, em São Paulo

Os preços no mercado de suínos encerraram ontem, terça-feira (13), em campo misto. Segundo análise

Leia Mais
Giovana - Redação 14 de maio de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes nas duas primeiras semanas de maio

As carnes iniciaram o quinto mês do ano mantendo os mesmos resultados promissores dos meses

Leia Mais
AviSite - Redação 13 de maio de 2025
Exportação

China abre cinco novos mercados para produtos do agro brasileiro

Foram liberadas as compras chinesas de DDG, farelo de amendoim, miúdos de aves, carne de

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de maio de 2025
Produção

Cresceram, no 1º trimestre, os abates de bovinos, suínos e frangos e a produção de ovos

Os primeiros resultados da produção animal no 1º trimestre de 2025 apontam que o abate

Leia Mais
AviSite - Redação 13 de maio de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Ministro da Agricultura se reúne com entidades do setor produtivo brasileiro em Pequim

Na manhã desta segunda-feira (12), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, acompanhado do

Leia Mais
AviSite - Redação 13 de maio de 2025
Cursos e Eventos

Seminário debate desafios com a mão de obra no setor avícola e suinícola

A escassez de profissionais qualificados e os desafios para engajar e reter talentos foram debatidos

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de maio de 2025
Agronegócio

Agro paulista registra superávit de US$ 6,72 bilhões

China é o principal destino de soja e carnes e Estados Unidos adquirem sucos, carnes

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de maio de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Sindirações projeta crescimento de 3% do setor de alimentação animal em 2025

Setor obteve uma movimentação financeira na ordem de R$160 bilhões em 2024 e projeta uma

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de maio de 2025
Exportação

Receita com exportações de carne suína em 6 dias úteis chega a 42% do total arrecadado em maio de 2024

De acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Governo Federal, divulgadas ontem,

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de maio de 2025
Mercado

Preços foram em direções diferentes para o mercado de suínos ontem, segunda-feira

Ontem, a segunda-feira (12) deu  início à semana de comercialização no mercado de suínos com

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de maio de 2025
Saúde Animal

Mapa realiza Fórum sobre Resistência aos Antimicrobianos

Foram debatidos os resultados do Programa de Vigilância e Monitoramento em Aves e Suínos e

Leia Mais
Giovana - Redação 12 de maio de 2025

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em abril publicado em 14 de maio de 2025
  • Receita com exportações de carne suína é a 2ª maior da história publicado em 15 de maio de 2025
  • Minerva registra prejuízo líquido de R$ 1,567 bi no 4º trimestre de 2024 publicado em 21 de março de 2025
  • Preços médios do suíno vivo e da carne suína apesentaram leve queda em abril publicado em 16 de maio de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em abril publicado em maio 14, 2025
  • Laboratório da Raiva, aumento na eficiência de testes e resultados rápidos publicado em outubro 10, 2024
  • Sanidade na suinocultura: medidas de prevenção publicado em janeiro 31, 2025
  • Receita com exportações de carne suína é a 2ª maior da história publicado em maio 15, 2025
  • Peste Suína Africana avança na Alemanha com novos casos em javalis publicado em dezembro 16, 2024

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em abril publicado em 14 de maio de 2025
  • Receita com exportações de carne suína é a 2ª maior da história publicado em 15 de maio de 2025
  • Minerva registra prejuízo líquido de R$ 1,567 bi no 4º trimestre de 2024 publicado em 21 de março de 2025
  • Preços médios do suíno vivo e da carne suína apesentaram leve queda em abril publicado em 16 de maio de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em abril publicado em maio 14, 2025
  • Laboratório da Raiva, aumento na eficiência de testes e resultados rápidos publicado em outubro 10, 2024
  • Sanidade na suinocultura: medidas de prevenção publicado em janeiro 31, 2025
  • Receita com exportações de carne suína é a 2ª maior da história publicado em maio 15, 2025
  • Peste Suína Africana avança na Alemanha com novos casos em javalis publicado em dezembro 16, 2024

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Protocolos de bem-estar animal para matrizes poedeiras de frango de corte

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

Leia mais »

imagem-2

Da granja à mesa: fatores para se obter um ovo de qualidade

Os produtores enfrentam uma série de desafios para entregar um produto de qualidade ao consumidor, desafios esses, ligados a saúde animal, nutrição adequada e ambiente propício.

Leia mais »

imagem-3

A resiliência dos produtores de suínos: enfrentando variações no custo e rentabilidade

Nos últimos quatro anos, a suinocultura enfrentou um cenário desafiador, marcado por variações expressivas no custo de produção, preços de venda e rentabilidade. O desafio de equilibrar custo e preço é constante, mas o setor tem potencial para se manter competitivo e sustentável.

Leia mais »

imagem-4

Principais desafios de bem-estar animal na produção de leitões

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

Leia mais »

imagem-5

Bem-estar de bezerros: boas práticas de manejo do nascimento ao desmame

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

Leia mais »

imagem06

IPVS2022 tratará a suinocultura mundial de maneira holística

Os debates trarão informações e atualização de todos os elos da cadeia produtiva. Página 50.

Leia mais »

imagem07

Está Chegando! Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura 2022

Além das oportunidades de negócios, o SIAVS será palco do maior congresso técnico do setor, com intensa programação e mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países. Página 54.

Leia mais »

imagem08

O suinocultor está pagando para trabalhar

A suinocultura enfrenta a sua pior crise. Os altos custos de produção vêm na contramão dos baixos preços pagos pelo quilo do suíno vivo. Página 56.

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal

Contato

  • Anuncie
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTICIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Incubação
      • Nutrição
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Semanal
      • Informativo Estatísticas
      • Informativo Diário
  • ESTATÍSTICAS & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista do SuiSite
    • Especial Mundo Agro 2023
    • Especial Mundo Agro SIAVS
  • EVENTOS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
EMPRESAS E PRODUTOS
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp