Seara cria bônus ESG para granjeiro que instalar painéis solares

Produtores de frangos e suínos com a tecnologia poderão receber "prêmio" de 10%

Para estimular o uso de energias renováveis, a Seara, da JBS, vai premiar os granjeiros integrados que investirem em painéis solares ou biogás (um subproduto da criação de suínos).

Os produtores de frangos e suínos que adotarem — ou que já adotam — a tecnologia podem receber um bônus de 10% sobre o valor de venda dos animais que são engordados para os frigoríficos da companhia.

De acordo com José Antonio Ribas, diretor de agropecuária e sustentabilidade da Seara, o bônus representa a evolução de um programa que já existia. Antes, os granjeiros que cumprissem metas de bem-estar animal e tratamento de resíduos sólidos (além de outros critérios operacionais para definir a qualidade da granja) recebiam um bônus de 5%. Agora, esse prêmio pode dobrar se incluir o uso de energia renovável como uma métrica do programa.

A bonificação já vale para os granjeiros que já instalaram painéis fotovoltaicos, o que significa um contingente relevante. Do total de 10 mil famílias integradas, cerca de 40% já instalaram os painéis em suas granjas. Conforme Ribas, o bônus passa a valer assim que o painel é colocado.

“Antes, o integrado concorria a um bolo que tinha o tamanho de 105% em remuneração. Agora, ele é de 10%. Colocando um adicional na premiação”, disse o executivo, que também coordena o SuperAgro, um programa de relacionamento com os integrados que inclui investimentos em cursos de sucessão familiar e digitalização das granjas (dando acesso a indicadores em tempo real).

Além do benefício ambiental, o uso de energias renováveis representa uma economia para os integrados. Segundo Ribas, os granjeiros podem poupar de 70% a 90% dos gastos com energia elétrica ao adotarem painéis fotovoltaicos. Em média, os investimentos de um integrado em um painel solar se pagam entre três a quatro anos. Com os bônus da Seara, esse prazo é reduzido.

O bônus ESG já está valendo para criadores de aves. Nas próximas semanas, os produtores de suínos também poderão receber a bonificação.

Notícias Relacionadas

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

sui1

Mulheres dirigem 1,7 milhão de propriedades rurais no Brasil e continuam quase invisíveis

Publicação Mulheres na Pecuária traz histórias femininas na gestão de fazendas pelo Brasil. Página 08.
sui2

De olho no mercado externo: com investimento de mais R$ 40 milhões, Topigs Norsvin inaugura Inovare Núcleo Genético, em Lages (SC)

Granja núcleo terá capacidade para alojar mais de mil bisavós; foco é mostrar ao mundo que o Brasil pode ser referência na produção e exportação de genética suína. Página 12.
sui3

Valor da Produção Agropecuária deve atingir R$ 1,159 trilhão este ano

Recordes de produção de lavouras respondem por esse resultado. Página 18.
sui4

Exportação cai, mas mercado doméstico se mantém estável

Estabilidade indica uma cautela nos elos finais da cadeia que não estariam ‘arriscando’ adquirir mais do que o que efetivamente será vendido. Página 20.
sui5

KemzymeTM Protease. Uma solução inovadora para melhoria da rentabilidade na produção de suínos

Com o aumento global dos custos para produção de proteína, é imprescindível que a digestibilidade desta seja melhorada.. Página 32.
imagem06

IPVS2022 tratará a suinocultura mundial de maneira holística

Os debates trarão informações e atualização de todos os elos da cadeia produtiva. Página 50.

imagem07

Está Chegando! Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura 2022

Além das oportunidades de negócios, o SIAVS será palco do maior congresso técnico do setor, com intensa programação e mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países. Página 54.

imagem08

O suinocultor está pagando para trabalhar

A suinocultura enfrenta a sua pior crise. Os altos custos de produção vêm na contramão dos baixos preços pagos pelo quilo do suíno vivo. Página 56.

Fale agora no WhatsApp