Plataforma SuperAgroTech será a primeira do mundo com
ecossistema de benefícios, gestão de recursos naturais e de negócio para os produtores integrados
A Seara lança este mês a plataforma SuperAgroTech, o primeiro ecossistema de benefícios do mundo e gestão de negócio para integrados, que vai beneficiar mais de 9.000 produtores de aves e suínos que fornecem com exclusividade para a empresa e futuros parceiros. A plataforma possibilitará a gestão 100% digital das granjas. Isso significa que toda a rotina, relatórios e documentações passam a operar na nuvem, com ajuste de processos e ganho de tempo. O integrado também contará com um e-commerce exclusivo de insumos e equipamentos, canal de comunicação, condições especiais de créditos e monitoramento em tempo real das granjas.
A Seara criou uma estrutura dedicada para acelerar os avanços nas granjas e dar suporte ao integrado na gestão de recursos do negócio. A empresa fechou parceria com o Google Cloud, startups de tecnologia e com instituições financeiras com condições exclusivas. “Queremos apoiar o nosso integrado com recursos para que ele tome as melhores decisões, por consequência tenha mais rentabilidade. A plataforma SuperAgroTech é uma iniciativa pioneira, que garantirá atendimento personalizado e benefícios múltiplos a nossos integrados”, diz Rafael Sousa, diretor executivo de Inovação Tecnológica da Seara.
Uma metodologia inovadora possibilitará que os integrados usufruam de mais benefícios dentro do ecossistema. Serão usados os dados de desempenho no campo, o potencial de crédito no mercado de cada granjeiro e os indicadores socioambientais, como redução de consumo de água, eficiência energética e destinação de resíduos, para criar uma pontuação geral para os integrados – chamada Score Seara. Quanto melhor o score, mais facilidades de crédito ele terá disponível, assim como descontos em um e-commerce exclusivo, disponível pelo aplicativo, para adquirir itens necessários à operação das granjas: equipamentos, insumos e combustível. A gestão financeira e de negócio já está disponível para 100% dos integrados via aplicativo com o lançamento da plataforma.
“Cada centavo que o integrado economiza com recursos, se torna em ganho para ele, além de ter uma granja mais sustentável. O que vamos fazer é apoiá-lo nessa gestão inteligente. Esse score poderá aumentar o acesso dos integrados a crédito porque usa uma metodologia já validada por instituições financeiras e ainda oferece uma análise de indicadores socioambientais, cada vez mais valorizados pelo mercado. Nossa empresa tem planos robustos de expansão e nossos integrados são parte fundamental desse objetivo, oferecendo crescimento na cadeia como um todo”, afirma Sousa.
Como parte da plataforma, um projeto piloto de Sensores IoT, que usa a tecnologia “internet das coisas”, está em andamento nas granjas que atendem as Unidades de Forquilhinha (SC) e Montenegro (RS). Os sensores permitirão o monitoramento em tempo real do bem-estar dos animais, com dispositivos que fornecem informações de temperatura e umidade do ambiente, qualidade do ar, peso e até comportamento. Com o sistema, que integra conectividade e inteligência artificial, será possível aumentar a produtividade, usar de maneira mais sustentável recursos, como água e energia, além de aumentar a biossegurança, ao limitar a movimentação de pessoas nas granjas. Os integrados também terão mais liberdade para acompanhar a granja a distância, garantindo bons resultados e qualidade de vida. A expectativa é que a tecnologia seja instalada em todas as granjas até o próximo ano e os dados coletados criam uma base para a gestão de toda a Companhia.
O diretor de Excelência Agropecuária da Seara, José Antonio Ribas, afirma uma das grandes contribuições desse projeto é a retenção do jovem no campo, ao tornar a atividade mais tecnológica e interessante para as novas gerações. “Temos famílias que passam essa tradição para os filhos e isso significa crescimento e geração de empregos. Essa plataforma se soma às iniciativas que já temos para melhorar a qualidade de vida dos integrados, a comunicação entre empresa e parceiro e gerar cada vez mais valor para o trabalho que realizamos no campo ao melhorar a eficiência e aspectos de sustentabilidade”, conclui Ribas.