A preocupação com a saúde e a sustentabilidade ambiental fazem parte das prioridades dos consumidores mapeadas pela PwC entre as tendências de consumo alimentar do Pós-Covid-19. A consultoria destaca que a revolução da indústria de alimentos passa, obrigatoriamente, por esses dois aspectos que exigem capacidade de monitoramento da qualidade por toda a cadeia de fornecimento, do campo à mesa.
O desafio requer o apoio de empresa especializada capaz de atestar a procedência, a qualidade e a adequação às boas práticas de fabricação dos produtos colocados à venda, garantindo, ainda, a efetiva gestão da cadeia de fornecedores. Esse é o trabalho desenvolvido pela, QIMA/WQS , companhia que tem ampliado o conjunto de soluções oferecidas em segurança de alimentos.
“A QIMA/WQS tem como premissa básica de negócio a segurança dos alimentos em primeiro lugar”, salienta Mario Berard, CEO da QIMA/WQS. “O nosso objetivo vai além de oferecer soluções para a qualidade do produto, pois temos a missão de fornecer à indústria alimentícia certificações, auditorias, inspeções e treinamentos de grande importância no mercado, que demonstram o seu comprometimento com a segurança dos alimentos”.
Os processos realizados para alcançar as certificações são rígidos e completos, explica Berard. “Um dos princípios da segurança de alimentos é evitar contaminações que causem danos à saúde dos consumidores. Isso é alcançado por meio da implementação de uma variedade de protocolos, por exemplo: as Boas Práticas de Fabricação, o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e o Sistema de Gestão de Qualidade e Segurança de Alimentos, específicos para cada elo da cadeia produtiva.”
Atualmente, o conjunto de certificações fornecidas pela QIMA/WQS abrange uma completa gama de soluções, como os protocolos da GFSI, segurança dos alimentos, gestão de fornecedores, auditorias de protocolos sustentáveis, auditorias éticas, selos de qualidade, inspeções e treinamentos.
As soluções sustentáveis oferecidas pela QIMA/WQS cobrem:
• Bem-estar Animal : que atesta o respeito, o bem-estar e a ética animal em todo o processo de produção, desde a criação até o abate;
• Cage Free : que assegura, por meio de elevado padrão, que a criação de aves seja adequada e com respeito aos animais;
• Rainforest Alliance : que se propõe a criar um mundo mais sustentável, com o intuito de proteger a natureza e melhorar a vida de produtores rurais;
• 4c : que atesta um elevado padrão de sustentabilidade considerando as dimensões econômica, social e ambiental nas cadeias de café sustentáveis;
• Auditoria SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit) : que assegura o cumprimento de leis e normas trabalhistas, saúde e segurança;
• Certificação GLOBALG.A.P. Integrated Farm Assurance (IFA) : que certifica a adequação aos padrões de produção agrícola em todos os processos, desde a pré-colheita até o manuseio, embalagem e armazenamento pós-colheita;
• Certificação Plant-Based : que garante a inexistência de insumos de origem animal em produtos industrializados processados à base vegetal.
O executivo também enfatiza que os selos de qualidade são instrumentos importantes para a decisão de compra. “É um desafio para as indústrias expressar a qualidade de seus produtos de forma perceptível pelos seus consumidores. Uma forma clara e eficaz é através de selos específicos aplicados em suas embalagens de produto”.
O varejo é um elo fundamental para garantir a qualidade, segurança e sustentabilidade na cadeia alimentar. Varejistas que desejem ganhar diferencial competitivo e elevar suas margens devem estar atentos às novas demandas, às normas estabelecidas e à escolha dos fornecedores. “Quando um produto possui o selo de qualidade, por exemplo, além de o consumidor valorizar a indústria que produz esse alimento pela responsabilidade, qualidade e segurança que ela oferece, ele também valoriza o varejista que adere ao produto com essas características. Isso demonstra que o varejista se preocupa com o seu consumidor e busca produtos de qualidade para sua prateleira”.
Compete ao varejo, ainda, fazer a gestão dos fornecedores, uma demanda que será crescente para o setor. “Um ponto a se destacar é com relação à marca própria, onde o varejista confia sua marca a uma empresa terceira que irá produzir seus produtos. Hoje existem protocolos específicos para esse mercado. Os varejistas que aderem a essas práticas realmente se diferenciam, pois garantem que os produtos que são vendidos foram avaliados e são seguros. E é claro que o consumidor final tem consciência disso e deposita mais confiança naquela marca do que nas outras que não oferecem essas práticas”.
O processo de gestão de fornecedores da QIMA/WQS abrange o desenvolvimento de um programa alinhado às necessidades da empresa; realização de auditoria de segunda parte com auditores qualificados; gestão de documentos de auditoria e do programa; e acompanhamento dos planos de ação das auditorias realizadas.
Berard esclarece que a auditoria de segunda parte é uma ferramenta que consiste na realização de auditorias externas junto aos fornecedores e que busca verificar se as expectativas e critérios estabelecidos estão sendo atendidos. “Nosso principal objetivo é oferecer soluções que garantam segurança e qualidade na indústria de alimentos, seja qual for a etapa da cadeia de suprimentos”.
Para saber mais, acesse: http://wqs.com.br