Nos dias 27, 28 e 29 de setembro ocorreu a segunda edição do Seminário Técnico Vetanco, ação realizada com todos os profissionais da empresa. A programação, feita em Chapecó/SC, contemplou workshops e palestras, desde assuntos mais voltados a questões técnicas como à saúde mental e educação financeira.
Consultor Técnico – Aves da Vetanco, Fabrizio Matté destaca como uma das principais propostas dos seminários técnicos o alinhamento de informações do Departamento Técnico junto ao Comercial. “Apresentamos e repassamos ao Comercial todo o conteúdo produzido ao longo do ano, informações geradas, experimentos. Esse é o principal ponto”, avalia.
Além disso, o médico-veterinário ressalta a oportunidade para o desenvolvimento e conhecimento técnico. “Nos Seminários Técnicos da Vetanco, convidamos profissionais de diferentes áreas para a realização de treinamentos com a nossa equipe e nós mesmos, do Departamento Técnico, dependendo do tema, também podemos realizar alguns treinamentos diferenciados para a nossa equipe”, comenta.
Para Eduardo Miotto Ternus, Consultor Técnico – Suínos da Vetanco, os temas abordados ao longo da programação foram bastante importantes para o desenvolvimento profissional, independente da área de atuação. “Foi um momento de parar um pouco e aproveitar o tempo para rever conceitos, conhecer novos temas, reaprender algumas coisas. Essa foi a ideia do Seminário”, ressalta.
Programação técnica
A abertura do 2º Seminário Técnico Vetanco contou com os profissionais Carlos Dalle Molle, Gerente Comercial – Biológicos; e Thalita Malta, Coordenadora de Assuntos Regulatórios, além de Matté e Miotto. Eles compõem o Departamento Técnico da empresa e trouxeram atualizações sobre 2022.
Posteriormente, um workshop ministrado pela consultora Vivi Festugato abordou questões de relacionamento com o cliente. Completando o primeiro dia da programação, na parte da tarde, foram ministradas palestras sobre indicadores de qualidade em uma fábrica de rações e dosadores, pelos consultores Marcos Marcon e Rodrigo Laurino, respectivamente.
O segundo dia do Seminário Técnico iniciou com palestra do médico-veterinário Paulo Lourenço, sobre doenças relevantes da granja ao abatedouro; seguido do também médico-veterinário Vinicius Duarte, que levantou a problematização da questão das condenações no abatedouro, para a equipe Aves.
Já a equipe Suínos contou com palestra do professor Nelson Mores, que falou sobre os principais problemas respiratórios dos suínos; e do professor Vinícius Cantarelli, que abordou a importância da microbiota na saúde animal.
Conhecimentos gerais
O último dia do Seminário contou com assuntos de conhecimentos gerais. Inicialmente, uma palestra ministrada pela policial militar Gelciane Cim e pela instrutora Patrícia Gasperin abordou a direção defensiva. O bombeiro militar Vinicios Luis Della Libera, com vasto conhecimento e experiência na área de Urgência e Emergência, falou sobre primeiros socorros.
Na parte da tarde, a programação levou aos profissionais da Vetanco conhecimentos sobre saúde mental, por meio da palestra ministrada pelo especialista Ronaldo Bernardi; Compliance, com palestra de Pedro Ciccone; e educação financeira, com os palestrantes Darlin Agazzi e Evandro Piana.
O encerramento do 2º Seminário Técnico Vetanco ocorreu com comemoração ao aniversário de 21 anos da Vetanco no Brasil.