O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de SC (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferece uma ampla variedade de cursos gratuitos para quem busca atualização de conhecimentos e capacitação na área do agronegócio. Para o mês de maio serão mais de 430 capacitações do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e da Promoção Social (PS). A iniciativa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais de Santa Catarina.
As oportunidades contemplam diversas áreas e o objetivo é que os produtores e trabalhadores rurais aprimorarem conhecimentos e aperfeiçoem técnicas para implementar em suas atividades do campo. O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, realça o impacto positivo das iniciativas de capacitação ao mencionar que estão entre as ações que contribuem significativamente para o constante desenvolvimento do agronegócio. “Somos comprometidos com a inovação e priorizamos conteúdos atualizados, que aliem teoria e prática, nas mais diversas áreas do setor produtivo”.
O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destaca que os cursos são planejamos conforme demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais de cada região. “Nossa grande missão é levar oportunidades que promovam a educação, a informação e o conhecimento do setor produtivo com eficiência. Isso é muito importante para continuarmos na vanguarda do agronegócio e seguirmos contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado”.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL E PROMOÇÃO SOCIAL
A Formação Profissional Rural contempla capacitações nas áreas de agricultura, agroindústria, aquicultura, atividades de apoio agrossilvipastoril e relativas à prestação de serviços, pecuária e silvicultura. Na Promoção Social são oferecidos treinamentos focados na educação, organização comunitária, saúde, alimentação e nutrição, além de artesanato. Os cursos de FPR e PS visam fortalecer as atividades do campo, gerar renda e qualidade de vida.
CONFIRA ALGUNS CURSOS DESTE MÊS
Alguns dos cursos disponibilizados em maio são: Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural; Qualidade do Leite; Empreendedorismo Rural, Inclusão Digital Rural – Informática Básica 1; Artesanato em Tear com Lã de Ovelha; Inseminação Artificial em Bovinos; Produção Caseira de Massas para Congelamento; Turismo Rural – Utilização dos Recursos Naturais; Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos; Soldador – Arco Elétrico com Eletrodo Revestido; Cultivo Protegido de Hortaliças; Organização da Propriedade Rural – Programa 5S; Processamento de Carne de Frango; Primeiros Socorros – Trabalhadores em Serviços de Promoção e Apoio à Saúde e Comercialização na Propriedade Rural.
A lista completa de treinamentos, bem como informações de datas e municípios pode ser conferida no site: https://sistemafaesc.com.br/senar/agenda-de-treinamentos/. As inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de sua região.