A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e representantes das instituições ligadas ao agronegócio mato-grossense se reuniram com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Juares Silveira Samaniego, para discutir ajustes no processo de emissão e registro do Receituário Agronômico no Sistema de Defesa Vegetal (SISDEV).
Participaram da reunião o analista de Agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Alex Oliveira Rosa; o diretor Executivo do Fórum Agro MT, Xisto Bueno; o técnico do Fórum Agro MT, Carlos Bolzan; e a gerente de Defesa Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Jerusa Rech.
O encontro, realizado na sede do Crea-MT em Cuiabá, na última segunda-feira (21.07) teve como foco principal a busca por melhorias no processo de emissão do receituário agronômico.
Proposta para mudança no processo
Como alternativa, foi sugerido ao Crea-MT que os engenheiros agrônomos, ao emitirem a ART referente ao receituário, também possam realizar diretamente o lançamento da informação no SISDEV.
De acordo com os representantes do setor produtivo, essa mudança contribuiria para desburocratizar o processo, dar mais segurança jurídica às partes envolvidas e garantir o cumprimento efetivo da legislação, com maior praticidade e confiabilidade.
A proposta foi bem recebida pelo presidente do Crea-MT, que destacou a importância do diálogo institucional como ferramenta para a melhoria contínua da atividade profissional e da gestão agrícola no estado.
— É um tema importante e que merece atenção técnica. O Crea está aberto ao debate e à construção de soluções conjuntas com as entidades do setor — afirmou Juares Samaniego.
Encaminhamentos
Ficou definido que o tema será levado para análise na próxima reunião da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-MT, com participação dos representantes das entidades do agro. O objetivo é aprofundar a discussão técnica, avaliar a viabilidade jurídica e operacional da proposta e, se necessário, construir um novo fluxo de integração entre ART e SISDEV.