O Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) realizou, entre os dias 12 a 14 de agosto, o 17º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS) e a 16ª Brasil Sul Pig Fair, em Chapecó (SC). Além da intensa programação de debates técnicos e troca de conhecimento, o evento também foi marcado por uma ação especial de solidariedade: a arrecadação de recursos para entidades assistenciais.
Durante os três dias de programação, o público pôde visitar a Núcleo Store, uma loja com itens de uso pessoal como camisetas, meias, mousepads, lixocares, canecas e bótons, todos personalizados com identidade visual criada pela Agência VOX Comunicação, tendo como referência as cores, marcas e tipografia do simpósio.
A ação arrecadou R$ 16.755,76, valor que foi integralmente destinado à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó. Também foram destinados R$ 10 mil provenientes das inscrições do Simpósio, para as Formigas do Bem que atua voluntariamente na Oncopediatria do Hospital Regional Oeste.
O presidente do Nucleovet, Tiago Mores, destacou que a iniciativa da Núcleo Store começou a ser desenvolvida há cerca de dois anos e vem ganhando força a cada edição dos eventos promovidos pela entidade. “Percebemos que o público tem se engajado cada vez mais nessa causa, adquirindo os produtos como forma de apoiar esse trabalho social. A Núcleo Store surgiu com o propósito de gerar um retorno positivo para a comunidade. Todo o lucro obtido com a venda dos itens é integralmente destinado a instituições filantrópicas previamente mapeadas, que atendem aos requisitos legais para receber as doações. Dessa forma, conseguimos unir a missão do Nucleovet de difundir conhecimento com a responsabilidade de contribuir para a sociedade em que estamos inseridos”, enfatizou.
43 ANOS DE ACOLHIMENTO
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Nelsi Terezinha Lanzarini Rigo, salientou que a entidade atua há 43 anos em Chapecó e, desde 2007, mantém uma Casa de Apoio que oferece hospedagem, alimentação e transporte gratuitos às mulheres e crianças em tratamento oncológico, vindas de outras cidades até Chapecó.
“Somente em 2024, a Rede realizou a leitura de 23.366 exames preventivos, sendo 9.566 coletados pela Rede, que representa 40% dos exames papanicolau realizados no Município de Chapecó e 13.800 exames papanicolau coletados nas Unidades de Saúde da Rede Pública. Além disso, realizamos diversas frentes de arrecadação de fundos, como o tradicional Brechó, a produção de artesanatos e vendas de produtos alusivos ao Outubro Rosa. Tudo com o apoio de 80 voluntárias e 16 colaboradores. Com a contribuição do Nucleovet, a Rede Feminina segue garantindo atendimento digno e humanizado para centenas de mulheres. O sentimento é de felicidade e gratidão. Cada recurso recebido é aplicado para manter esses serviços gratuitos entregues a comunidade e dar continuidade ao nosso propósito cuidar de mulheres em todos os momentos do enfrentamento da doença”, completou a presidente.
Nos últimos dois anos, a entidade também estruturou o Programa Acolher, voltado ao apoio das mulheres em tratamento oncológico de Chapecó, com visitas domiciliares e hospitalares levantando suas necessidades e apoio durante o tratamento oncológico. Além do acompanhamento, são oferecidas terapias integrativas como reiki, escalada pés e atendimento com profissionais como fisioterapeutas, psicólogas, assistente social. As atividades são realizadas por profissionais contratados e voluntários.
A rede de apoio é fortalecida com a doação de perucas, turbantes, lenços, braçadeira de compressão e sutiãs especiais, distribuídos gratuitamente para mulheres em recuperação de cirurgias de mama. Todos estes produtos também estão disponibilizados dentro do HRO. “Atualmente realizamos cerca de 800 exames por mês, sempre com o propósito de prevenir e rastrear o câncer de mama e colo do útero precocemente”, finalizou Nelsi.