Sindirações participa das reuniões globais na sede da FAO em Roma

· Assuntos regulatórios e sustentabilidade no setor de alimentação animal foram os principais temas discutidos · Bruno Caputi, Coordenador de Assuntos Regulatórios do Sindirações, foi eleito por unanimidade para chefiar o pilar regulatório global da IFIF

Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações participou, ao longo de novembro, de uma série de eventos e reuniões na sede da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), em Roma, na Itália, representado por Roberto Betancourt, membro do conselho de administração, e por Bruno Caputi, Coordenador de Assuntos Regulatórios. Ao longo da jornada na FAO, Bruno Caputi foi aprovado por unanimidade para chefiar o pilar regulatório global da IFIF.

Mediação Bruno Caputti, Coordenador de Assuntos Regulatórios do Sindirações, durante reunião anual da IFIF-FAO (2023), na sede da FAO, em Roma. Divulgação: Sindirações.

Já Roberto Betancourt apresentou a palestra “Principais desenvolvimentos na indústria de alimentações no Brasil”, que abordou tópicos sobre: o território brasileiro e seus seis diferentes biomas, cada um com seu típico específico de clima, vegetação e fauna; a sustentabilidade da indústria brasileira de alimentação, baseada nos princípios de mercado sem subsídios governamentais; o potencial do agronegócio brasileiro; e a liderança brasileira em bioinsumos.

Fórum Global da FAO para Alimentação Animal e Reguladores

Nos dias 14 e 15 de novembro de 2023 aconteceu o FAO Global Forum for Animal Feed and Feed Regulators (Fórum Global da FAO para Alimentação Animal e Reguladores), que contou com a presença de representantes dos setores público e privados do mundo todo, e com a palestra “Garantindo a segurança alimentar por meio do gerenciamento de riscos no Brasil”, de Vívian Palmeira Borges, do Departamento de Inspeção de Alimentos de Origem Animal do Ministério da Agricultura e Pecuária, e a presença de três Auditores Fiscais Federais Agropecuários do MAPA. O evento tinha como objetivo fornecer uma plataforma de discussão inclusiva sobre disponibilidade e segurança alimentar; impacto dos alimentos para animais na saúde pública, na saúde e no bem-estar dos animais; e sustentabilidade ambiental.

Reunião anual da IFIF-FAO – 2023

Na sequência, nos dias 16 e 17 de novembro ocorreu o IFIF-FAO Annual Meeting 2023, também sediado na FAO, evento focado para o setor produtivo que teve como objetivo discutir sobre sustentabilidade, regulamentação, desafios e os planos para os próximos temas que serão trabalhados em nível global. Contou com a palestra do Sr. Roberto Betancourt, que trouxe um panorama dos principais avanços da indústria de alimentação animal brasileira. Assim como a mediação pelo Bruno Caputi de um sessão com foco em assuntos regulatórios da alimentação animal.

Em paralelo a estes eventos, os representantes do Sindirações participaram em uma série de compromissos, entre eles, a Reunião da Diretoria e a 36th IFIF General Assembly, uma reunião anual promovida pela International Feed Industry Federation (IFIF) com seus associados para debater sobre orçamento, projetos e trabalhos em andamento. E teve como destaque a eleição da nova diretoria e presidência da entidade.

Outra reunião foi a do Comitê de Assuntos Regulatórios da IFIF, onde foi realizada a priorização dos próximos trabalhos para o ano de 2024 do Comitê, destaque para os trabalhos de acompanhamento dos comitês do Codex Alimentarius, assim como, a criação de um Manual de Biossegurança para fábricas de ração.

Já o Comitê de Sustentabilidade da IFIF apresentou quais são os atuais e os próximos desafios na sustentabilidade da nutrição animal, e focou na discussão das participações da entidade e outros fóruns que afetam e discutem temas ligados a sustentabilidade do setor de alimentação animal, como análise de ciclo de vida e imposições regulatórias/sustentáveis de importações de ingredientes.

Notícias Relacionadas

Informativo diário | cadastre-se agora e receba diariamente a principais notícias do mercado gratuitamente

Canal Mundo Agro

NOSSOS PARCEIROS

Notícias Relacionadas

Últimas Notícias

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

sui1

Mulheres dirigem 1,7 milhão de propriedades rurais no Brasil e continuam quase invisíveis

Publicação Mulheres na Pecuária traz histórias femininas na gestão de fazendas pelo Brasil. Página 08.
sui2

De olho no mercado externo: com investimento de mais R$ 40 milhões, Topigs Norsvin inaugura Inovare Núcleo Genético, em Lages (SC)

Granja núcleo terá capacidade para alojar mais de mil bisavós; foco é mostrar ao mundo que o Brasil pode ser referência na produção e exportação de genética suína. Página 12.
sui3

Valor da Produção Agropecuária deve atingir R$ 1,159 trilhão este ano

Recordes de produção de lavouras respondem por esse resultado. Página 18.
sui4

Exportação cai, mas mercado doméstico se mantém estável

Estabilidade indica uma cautela nos elos finais da cadeia que não estariam ‘arriscando’ adquirir mais do que o que efetivamente será vendido. Página 20.
sui5

KemzymeTM Protease. Uma solução inovadora para melhoria da rentabilidade na produção de suínos

Com o aumento global dos custos para produção de proteína, é imprescindível que a digestibilidade desta seja melhorada.. Página 32.
imagem06

IPVS2022 tratará a suinocultura mundial de maneira holística

Os debates trarão informações e atualização de todos os elos da cadeia produtiva. Página 50.

imagem07

Está Chegando! Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura 2022

Além das oportunidades de negócios, o SIAVS será palco do maior congresso técnico do setor, com intensa programação e mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países. Página 54.

imagem08

O suinocultor está pagando para trabalhar

A suinocultura enfrenta a sua pior crise. Os altos custos de produção vêm na contramão dos baixos preços pagos pelo quilo do suíno vivo. Página 56.

Fale agora no WhatsApp