Ainda obedecendo a uma semana de intensa volatilidade, os futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago voltam a subir nesta sexta-feira (19). As cotações registravam ganhos de 4,25 a 4,50 pontos nos principais contratos, levando o janeiro a US$ 10,61 e o maio a US$ 10,89 por bushel.
O mercado segue confinado em um intervalo já conhecido de preços diante de notícias que já conhece. No radar estão a conclusão da safra dos EUA, o início da safra do Brasil, a demanda da China e o mandato dos combustíveis norte-americanos, o que deixou o óleo de soja também bastante volátil na CBOT nos últimos dias.
Hoje, os futuros do derivado voltam a recuar, dando sequência às perdas das últimas sessões. No início da semana, o óleo subiu expressivamente e ajudou a dar suporte aos preços do grão.
E ainda nesta quinta, sobem os preços do farelo de soja e, novamente, o movimento contribui para um equilíbrio nas cotações do grão.
Nesta sexta-feira, a ligação telefônica entre Donald Trump e Xi Jinping também está em evidência, o que pode deixar o mercado também um pouco mais esperançoso sobre a volta das compras da China nos EUA.