Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, a inflação brasileira tendo como base o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) acumula variação de 956% no período Real.
Acompanhamento realizado tendo como base produtos da agropecuária como o milho, farelo de soja (itens essenciais utilizadas na ração e que impactam fortemente o custo de produção) e o suíno, comparados à evolução da inflação aponta que o suinocultor tem sofrido fortes perdas no decorrer do período.
O Suíno Vivo na granja do Interior Paulista apresentou em junho evolução de 9,6% sobre maio último, mas retração de quase 4% no ano. Em doze meses, o índice positivo atingiu 51%, enquanto na vigência do Real o índice positivo ficou abaixo dos 665%.
O Milho, embora tenha apresentado queda mensal de 7,7% no mês de junho, apresenta evolução expressiva de 25,2%, 92,9% e 1.283% sobre, respectivamente, no ano, em 12 meses e na vigência do Real.
O Farelo de Soja aponta quedas de 5,8% no mês e de 7,2% no ano. Porém, indica aumentos de 37,8% em 12 meses e de quase 1.439% no período Real.
Acompanhe as últimas Edições da Revista do AviSite e Revista do Ovo