Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto de Economia Agrícola referente o preço de comercialização do suíno pronto para abate e o valor dispendido pelo consumidor na aquisição da carne suína, houve perda mais acentuada junto aos suinocultores.
A arroba comercializada pelos suinocultores no mês de abertura de 2023 indicou retração mensal de 12,4%, enquanto em doze meses houve incremento significativo de 22,8%. O preço do kg de carne suína adquirida pelos consumidores transformada em arroba apontou retrocessos de 3% e 3,9% sobre, respectivamente, o mês anterior e janeiro do ano passado.
O resultado é que a arroba suína junto aos suinocultores atingiu 38,5% do valor recebido no Varejo, equivalendo a perda mensal de 4,1 pontos percentuais, visto em dezembro a relação ter alcançado o maior patamar do período analisado favorecendo os suinocultores. A comparação em doze meses, por sua vez, indica que houve melhora significativa de 8,4 pontos percentuais na participação. De toda forma, em janeiro do ano passado se atingiu a mais baixa relação do período analisado.