Os dados preliminares da produção de carne suína e o número de cabeças abatidas levantados através da pesquisa nacional do abate de suínos realizada pelo IBGE em estabelecimentos sob inspeção sanitária federal, estadual ou municipal aponta que o peso médio sofreu pequena retração no decorrer do ano passado.
O volume de suínos abatidos alcançou 55,8 milhões de cabeças, apresentando aumento de 5,2% em um ano, enquanto o volume de carne produzida atingiu 5,137 milhões de toneladas, apontando incremento de 4,9% sobre o ano anterior.
O resultado é um peso médio de 92 kg por animal abatido que significou queda de 0,3% sobre o peso obtido no ano anterior. De toda forma, mostra incrementos de 5,2%, 9,2% e 24,1% sobre, respectivamente, 10 anos, 20 anos e sobre 1997, início dos levantamentos.
O histórico aponta que após apresentar incrementos anuais no peso médio que tiveram seu ápice em 2011, retrocedeu expressivamente no ano seguinte, passando então a nova fase de evolução. De toda forma, segue abaixo do peso médio alcançado no triênio 2009/2011.