Conforme ventilado pelo SuiSite na semana passada diante do esmorecimento visível do comércio varejista, os fechamentos passaram a ser concretizados sobre forte disputa, com os compradores pressionando por condições favorecidas.
O resultado foi a obtenção de pequeno êxito, já que os negócios realizados com o suíno vivo terminado sofreram pequeno retrocesso de 1,8% no período. Mas a situação do produtor suíno é muito pior quando comparado o preço atual com o recebido no mesmo período do ano passado, significando perda expressiva de 19,6%.
O acompanhamento da evolução diária de preços aponta involução de 5,2% sobre o praticado na abertura de outubro, enquanto a média histórica indica ganho positivo de 4% no período. Se o mercado tivesse alcançado a firmeza do ano passado e a mesma evolução, o suíno estaria sendo comercializado por R$164,20. Infelizmente, se encontra 16,3% abaixo desse patamar.
Com a forte retração no mercado consumidor, os compradores seguem pressionando por fechamentos a preços menores. Assim, diante do abatimento no ambiente de negócios, resta ao suinocultor forte empenho para, ao menos, segurar as bases de referência.
Acompanhe as últimas Edições das Revistas Mundo Agro