A Forbes tem a lista Under 30 Brasil desde 2014 onde destaca os mais brilhantes empreendedores, criadores e game-changers, de até 30 anos, que revolucionam os negócios e transformam o mundo. E em 2023 a suinocultura foi muito bem representada pela CEO do frigorífico Del Veneto, Flávia Brunelli, um dos destaques do agronegócio brasileiro. Esse ano foi a estreia da categoria agronegócio na lista que incluí: artes dramáticas; artes plásticas, fotografia & moda; ciência & educação; design; empreendedorismo social & terceiro setor; esportes; finanças; gastronomia; business & indústria; influenciadores & gamers; literatura & música; marketing & publicidade; tecnologia & inovação; e varejo & e-commerce.
Para Flávia, essa conquista é muito importante pela visibilidade que o setor suinícola ganha com esse destaque na Forbes. “Eu me sinto muito realizada por conquistar esse prêmio e fico muito feliz por representar a suinocultura, que na Forbes, não tinha nenhuma presença ainda. Acho que é um grande passo, principalmente levar a suinocultura para o Brasil valorizar essa carne que é tão saborosa! Então eu estou muito orgulhosa e feliz com esse reconhecimento, acho que é muito importante dar esse passo para a suinocultura e eu me sinto muito honrada de ser pioneira em levar o setor para a Forbes”, afirma Brunelli.
Suinocultura na veia
A família da Flávia trabalha com suínos há décadas, mais precisamente 90 anos. O bisavô de Brunelli iniciou a criação de suínos há 9 décadas na Itália, até seu avô vir para o Brasil e continuar com a tradição familiar no Vale do Paraíba (SP). E inspirada pela sua mãe,a suinocultora Sandra Brunelli, Flávia correu atrás de abrir seu próprio negócio no ramo usando sua família como seus maiores exemplos e diferenciais para a Del Veneto. “Quando a gente acredita, a gente faz com amor a criação de suínos e eu vi a minha família criando suínos com tanta qualidade, com tanto carinho, com tanta preocupação com bem-estar animal, e vi que o cliente final não dava valor ou às vezes não sabia. Então o meu trabalho é muito de comunicar ao cliente final das versatilidades da carne suína, dos benefícios, então isso eu acho que é fundamental para o diferencial da Del Veneto”, conta.
Sua mãe foi também essencial para o lado empreendedor de Brunelli. A CEO conta que foi vendo o trabalho duro e dedicação da mãe que a fez ser destemida e desbravar a suinocultura sendo mulher, encontrando a vocação na produção, venda e preparo de carne suína. “Eu tive um ótimo exemplo que é minha mãe. Ela nunca se colocou como uma barreira por não fazer as coisas por ser mulher. Eu nunca cresci com medo, era destemida, sem ter o medo do preconceito e ela sempre demonstrou que podia chegar onde quisesse com o mérito dela. Eu enfrentei sim muitas barreiras, não é fácil ser mulher, a gastronomia também é predominantemente masculina e às vezes até machista. E é com força, com resiliência, permanência, e demonstrando com qualidade que meu trabalho é sério, que, independente de qualquer coisa, eu sou uma mulher e vou entregar tão bem ou melhor que um homem. Vou fazer meu melhor e a Del Veneto é fruto disso”, afirma.
A diretora de Marketing da ABCS, Lívia Machado, ressalta o trabalho inspirador de Flávia, sua família e de como a carne suína tem potencial dentro do Brasil. “O agronegócio brasileiro e o papel fundamental das mulheres nele foi exaltado com essa conquista da Flávia Brunelli. Além do mérito incrível dela e de toda a sua família pelas bases construídas, podemos celebrar a conquista da carne suína brasileira em destaque num segmento de tanto desejo. Isso reforça a nobreza, luxo e oportunidade que a nossa proteína representa”, exalta.
Pequeno que inspira
A Del Veneto conta com cerca de 20 colaboradores atualmente e segue o estilo de criação de suínos provenientes da família de Flávia. Com tradição italiana e brasileira, a pequena empresa prospera e tem se tornado uma queridinha de grandes chefs de cozinha, como por exemplo, Alex Atala e Felipe Bronze. Flávia explica que o modo como a Del Veneto pensa no seu cliente é a resposta pela preferência. “Somos referências para os grandes chefes porque a gente fornece um corte já porcionado, padronizado e personalidade para a realidade de cada chef. Então a gente tem padrões diferentes para cada um, de acordo com a qualidade do que cada um quer”, explica.
E querendo crescer cada vez mais, Flávia afirma que o mercado brasileiro tem muito potencial para aumentar, já que na Europa, Ásia e Estados Unidos, o consumo per capita de carne suína pode chegar até 60 kg per capita. “É um mercado que está totalmente favorável para a carne suína no Brasil, a gente tem um número de consumo de carne suína na Europa, EUA e Ásia de 40kg a 60kg per capita. No Brasil atingimos 20kg, mas temos como crescer muito. E depende de nós disseminarmos para familiares, amigos e meio social a carne suína. Temos essa missão! É um trabalho de formiguinha, de conscientização para as pessoas saberem o quanto a carne suína é saudável e consumirem cada vez mais. Nosso mercado é gigante e tem muito a crescer ainda”, explica.
Confira abaixo o print do reconhecimento da Flávia Brunelli na Forbes Brasil.