Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
quinta-feira, 3 de julho de 2025
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
EMPRESAS E PRODUTOS
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco

Tributação, saúde intestinal de aves e bem-estar na suinocultura nortearam segundo dia do Avisulat 2022

  • 30 novembro, 2022
  • Porto Alegre, RS,
  • -Cursos e Eventos

No total, mais de 20 seminários e palestras foram ministrados por especialistas nesta terça-feira (29)

O segundo dia do Avisulat – Congresso e Central de Negócios Brasil Sul de Avicultura, Suinocultura e Laticínios deu continuidade a sua grade de palestras técnicas, na terça-feira 28. O evento, que vai até hoje, 30, está sendo realizado no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre (RS).

A programação técnica de suinocultura destacou o sistema de alojamento de matrizes suínas. A abertura da programação contou com o painel “Pontos de atenção para implementar os sistemas de alojamento de matrizes suínas em baias coletivas visando o bem-estar animal na suinocultura brasileira.

Charli Ludtke, médica-veterinária e diretora técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS, salientou em sua plenária que os animais precisam ter uma vida digna e uma morte sem dor, para tanto é preciso procurar o equilíbrio para produzir produtos seguros, com qualidade ética e a manutenção dos mercados.

Para promover esses cuidados é preciso garantir políticas públicas integradas contemplando saúde e bem-estar animal, biossegurança, produção de alimentos seguros, meio ambiente, saúde humana, diagnósticos, vacinação, inocuidade dos alimentos e sanidade vegetal.

Charli explica que quando falamos em bem-estar é fundamental buscar reduzir fatores estressantes na criação de matrizes, uma vez que o estresse impacta diretamente na qualidade de vida do animal, gerando a liberação de adrenalina que pode proporcionar a quebra da homeostase. “há 22 anos falamos de bem-estar no Brasil, temos que implementar auditorias de rotina nas granjas com enfoque nos animais, quais os pontos fortes e fracos. Pois quando começamos a gerar números conseguimos estruturar um plano de ação e medidas corretivas”.

No bem-estar é preciso avaliar: nutrição; ambiente; saúde; comportamento e estado mental. Todos esses conceitos podem ser avaliados em auditorias para garantir o bem-estar animal da suinocultura.

Na produção, o sistema de criação individual proporciona melhor controle da alimentação, fácil supervisão e evita brigas, em contrapartida, esse sistema traz alta incidência de estereotipias, como conduta apática, resultados negativos de interações sociais, lesões podais, infecções urinárias como consequência do baixo consumo de água e movimento reduzido.

Já na baia coletiva é observado melhor interação entre os animais, redução do estresse, redução de problemas sanitários e diminuição de estereotipias. Da mesma forma, o sistema coletivo traz desafios estruturais com relação ao piso, eventual aumento de problemas locomotores, aumento de brigas e desafios relacionados à competição por alimentação.

“Nossas matrizes melhoram muito geneticamente, mas houve uma melhora nas instalações? É muito importante discutir as problemáticas técnicas e buscar formas de melhorar a situação das granjas. Gaiolas pequenas resultam em maus tratos animais, precisamos adequar e dar as melhores condições de vida ao animal”, alerta a médica-veterinária.

De acordo com McCLONE, 2004, quase 56% dos animais em gaiolas desenvolvem comportamentos anormais, as chamadas estereotipias. As estereotipias se definem como um comportamento repetitivo causado pela frustração, tentativas repetitivas de adaptação ou disfunção do sistema nervoso central, ocasionando, entre os comportamentos, mastigação com a boca vazia, mastigação de pedras, girar a língua, morder as barras de ferro, lamber o solo e consumo excessivo de águas.

Principais falhas nos sistemas em grupo

  • Falta de supervisão e atenção individual das matrizes que não estão consumindo ração suficiente;
  • Falta de inspeção diária e tomada de ações corretivas com os animais que apresentam problemas;
  • Falha na detecção do retorno do cio, culminando na detecção tardia de fêmeas vazias;
  • Grupos de gestação desuniformes em tamanho, ordem de parto e condição corporal;
  • Falta de manutenção dos equipamentos eletrônicos;
  • Falta ou má qualidade do treinamento dos colaboradores no que diz respeito aos equipamentos eletrônicos;
  • Densidade inadequada das baias de alojamento (superpopulação);
  • Número insuficiente de baias de enfermaria para alojar as matrizes com problemas;
  • Desenhos inadequados das baias (ângulos quadrados, bebedouros e comedouros mal posicionados, que dificultam a formação de hierarquia e definição das zonas de alimentação, defecação e descanso);
  • Pisos de má qualidade ou com necessidade de manutenção.
Charli Ludtke, médica-veterinária e diretora técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS

Atualizações em sanidade avícola

O tema nutrição, saúde intestinal e imunidade de frangos de corte foi levantado pela professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Priscila de Oliveira Moraes, que trouxe uma compreensão da complexa relação entre a nutrição, a imunidade e a microbiota, que impactam diretamente na saúde intestinal e influência o desempenho.

Segundo a especialista, para que o animal consiga ser resiliente aos fatores estressores ele precisa ter uma microbiota fortalecida para formar uma barreira protetora e melhorar o desempenho animal.

“Era comum pensarmos que toda a doença começa no intestino, porém, com a evolução dos estudos e técnicas de manejo percebemos, na verdade, que toda saúde começa no intestino; quando enxergamos materiais anormais nas excretas percebemos que algo está anormal na relação nutrição e saúde animal”, explica Priscila.

Ou seja, há uma relação direta entre o desempenho animal e um intestino saudável. No entanto, não há uma definição clara que inclua todas as funções fisiológicas do intestino, que vão da digestão e absorção de nutrientes, esse ambiente precisa ser capaz de oferecer ao animal a capacidade de suportar estressores infecciosos e não infecciosos.

“Quando há uma alteração entre o equilíbrio entre nutrição, saúde intestinal e imunidade temos um problema de saúde intestinal. No momento em que se tem um distúrbio no ambiente o sistema se torna responsivo e começamos a aumentar as citosinas pró-inflamatórias que irão aumentar o sistema imune do animal”, detalha.

Ferramentas nutricionais que podem ser usadas para melhorar a saúde intestinal dos animais, como os prebióticos, probióticos e os fitogênicos, atuam modulando o perfil de bactérias, expressão gênica de interleucinas e proteínas da junção firme. Isso faz com que haja uma menor expressão genica dessas interleucinas pró-inflamatórias.

Porém, os mecanismos de ação não estão totalmente elucidados, resultados contraditórios foram relatados em alguns casos, por ainda não existir modelos de desafios, idade da ave no desafio, local e forma de coleta, bem como grau de infecção.

“A disbiose não é um termo totalmente compreendido e ainda é, provavelmente, o maior desafio da avicultura. Hoje temos alta demanda por biomarcadores precoces, simples e confiáveis de saúde intestinal em aves. É preciso tratar de forma precoce, sabendo que a saúde intestinal está intimamente ligada com o equilíbrio destes três fatores: microbiota, sistema imune e nutrição. Afinal, aves saudáveis têm um perfil microbiano totalmente diferente, não apenas uma espécie ou gênero”, afirma.

Para a especialista é fundamental continuar a busca por biomarcadores que permitam nortear o setor avícola de forma prática. “A biotecnologia aplicada para a compreensão / aplicação destes conceitos no campo vem crescendo e precisamos associar ferramentas nutricionais com diagnóstico eficaz”, finaliza.

Priscila de Oliveira Moraes, professora da Universidade Federal de Santa Catarina

Tributação em pauta

Um dos destaques dessa edição foi a realização do 2º Encontro Jurídico/ Tributário 1º AGROJUR. Moderado por Silvio Borba, consultor da ASGAV/RS, o painel “PIS e COFINS e a tributação das carnes temperadas” debateu a importância da atenção com as alíquotas para manter a competitividade das empresas.

Fernando Mombelli, coordenador geral de tributação da Receita Federal abriu os debates e fortaleceu a importância de uma reforma tributária urgente, que facilite a comercialização de produtos e derrube as barreiras impostas pela dificuldade da atual tributação.

Para Fernando Zupirolli, da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a legislação atual é confusa, principalmente quando abrange a inclusão de produtos de grande variabilidade (desde produtos de origem animal até produtos de cozimento). “É preciso existir uma diferenciação na tributação para dirimir erros e trazer mais segurança jurídica para as indústrias do setor, que hoje precisam se valer desse entendimento para poder tributar corretamente os seus produtos”.

O advogado e especialista em tributação Rafael Nichele explica que a legislação vigente é muito antiga e por isso causa grandes entraves ao setor. “Já se passarem 10 anos desde a implantação da legislação atual, temos, de uma certa forma, que encarar autuações por causa disso”. O fato é que em estados nos quais há substituição tributária pode gerar um impacto na tributação das agroindústrias no que se refere ao ICMS, sendo muito maior do que o impacto das autuações estaduais, uma vez que os estados classificam as carnes temperadas como alíquota zero no PIS e COFINS”.

1º Agrojur Encontro Jurídico Tributário Setor de Proteína Animal.

O Avisulat 2022 encerra hoje a programação com realização de seminários técnicos e palestra magna

Avicultura:

30/11/2022 – das 08h30min às 14h30min – 3º Encontro de Qualidade Industrial ASGAV – Avicultura (Frigoríficos);

30/11/2022 – das 08h30min às 14h45min – 7º Seminário ASGAV/SIPARGS SST Segurança, Saúde e Medicina do Trabalho;

30/11/2022 – das 09h às 12h15min – 1º Seminário da Área Comercial das Indústrias Avícolas (Frigoríficos/Cooperativas).

Suinocultura:

30/11/2022 – das 09h às 12h15min – Workshop Suinocultura

Laticínios:

30/11/2022: das 10h às 11h30min – Panorama ano 2022 e perspectivas 2023

 

Palestras Magnas

30/11/2022 (TARDE) – Painel: “Família Integrada – a produção de alimentos e os desafios na atualidade”.

 

Fotos: Divulgação Avisulat

  • Fonte: SuiSite
  • Autor:Redação

Notícias Relacionadas

Mercado

Médias de junho no mercado de suínos têm comportamentos distintos entre regiões

Leia Mais
3 de julho de 2025
Produção

AgroInsight, banco de dados do MAPA, identifica oportunidades de exportação

Leia Mais
3 de julho de 2025
Produção

Agricultura gaúcha torna disponíveis os dados de movimentação animal provenientes de GTAs

Leia Mais
3 de julho de 2025
Empresas & Profissionais

MSD celebra o Mês do Suinocultor com jantar exclusivo e reforça compromisso com o futuro da suinocultura

Leia Mais
3 de julho de 2025

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • SuiSite

NOSSOS PARCEIROS

aviagen
logo-evonik
LogoGiordanoDefinitivo
logo-hubbard
Anterior
Próximo

Notícias Relacionadas

Mercado

Médias de junho no mercado de suínos têm comportamentos distintos entre regiões

Os preços médios do suíno vivo subiram em parte das regiões acompanhadas pelo Cepea em

Leia Mais
Giovana - Redação 3 de julho de 2025
Produção

AgroInsight, banco de dados do MAPA, identifica oportunidades de exportação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) acaba de lançar, seguindo a diretriz do ministro

Leia Mais
AviSite - Redação 3 de julho de 2025
Produção

Agricultura gaúcha torna disponíveis os dados de movimentação animal provenientes de GTAs

Quantos animais foram movimentados pelo Rio Grande do Sul, com filtros por mês, espécie, municípios

Leia Mais
AviSite - Redação 3 de julho de 2025
Empresas & Profissionais

MSD celebra o Mês do Suinocultor com jantar exclusivo e reforça compromisso com o futuro da suinocultura

Em celebração ao Mês do Suinocultor, a MSD Saúde Animal promoveu um jantar exclusivo com

Leia Mais
comercial 3 de julho de 2025
Diversos

ABPA anuncia Estevão Carvalho como novo gerente-executivo de mercados

Estevão Carvalho assume posição de gerente-executivo da área, liderando questões do comércio nacional e internacional

Leia Mais
Giovana - Redação 3 de julho de 2025
Cursos e Eventos

Sindirações participa do Workshop Latino-Americano de Assuntos Regulatórios de Nutrição Animal da Feedlatina

Evento teve como pauta principal a atualização do Regulamento Técnico Centro-Americano (RTCA) – que é

Leia Mais
Giovana - Redação 3 de julho de 2025

Últimas Notícias

Saúde Animal

Estado de SP apresenta nova estrutura da Defesa Agropecuária com o objetivo de fortalecer o agronegócio

A Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Leia Mais
3 de julho de 2025
Cursos e Eventos

Brasil na linha de frente das soluções globais abre debate do CNMA 2025

Painel de abertura terá as presenças do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e

Leia Mais
3 de julho de 2025

IPPA cai 4% em maio, mas acumula forte alta de 20% no ano

Levantamentos do Cepea mostram que, em maio, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos

Leia Mais
2 de julho de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Soja sobe timidamente na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira

De outro lado, fundamentos e farelo ainda pressionam as cotações. O mercado da soja segue

Leia Mais
2 de julho de 2025
Cursos e Eventos

Potencial genético e a realidade do sistema de produção: o que fazer para o resultado acontecer

Painel sobre hiperprolificidade no SBSS 2025 reúne especialistas para debater avanços genéticos e desafios no

Leia Mais
2 de julho de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Julho terá cerca de 500 treinamentos gratuitos do SENAR/SC para impulsionar o desenvolvimento rural

Com o compromisso de fortalecer o meio rural catarinense, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Leia Mais
2 de julho de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Produção de soja na safra 2024/25 atinge recorde histórico de 168,75 mi ton, e milho avança no segundo ciclo

Em relação ao consumo interno, estimativa de soja se mantém em 60 mi ton, enquanto

Leia Mais
2 de julho de 2025
Economia

Governo Federal lança Plano Safra 2025/2026 com R$ 516,2 bilhões para impulsionar o agro brasileiro

Com o slogan Força para o Brasil crescer, a nova edição amplia o crédito, incentiva

Leia Mais
1 de julho de 2025
Economia

PIB do agronegócio em Minas Gerais cresce R$ 20,5 bi em 2024, a R$ 235 bi

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em Minas Gerais registrou um crescimento nominal de

Leia Mais
1 de julho de 2025
Mercado

Suinocultura deve manter cenário de preços firmes com demanda aquecida e oferta ajustada no 2º semestre

Exportações avançando e custos sob controle devem sustentar a rentabilidade do setor. A oferta estável,

Leia Mais
1 de julho de 2025
Mercado

ABCS garante conquistas estratégicas para a suinocultura na Reforma Tributária

Inclusão da carne suína na cesta básica, isenção para pequenos produtores e alíquota reduzida para

Leia Mais
1 de julho de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho do boi, suíno e frango vivos em junho e no 1º semestre de 2025

Ainda sob os efeitos do caso de IAAP na avicultura comercial (ocorrência que paralisou as

Leia Mais
30 de junho de 2025
Cursos e Eventos

Embrapa promove, nesta semana, seminário sobre Gestão Ambiental na Produção Animal

Será realizado nesta semana, dias 3 e 4 de julho, o Seminário Gestão Ambiental na

Leia Mais
30 de junho de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Atraso na colheita limita queda de preços do milho

O atraso na colheita da segunda safra de milho vem limitando o movimento de queda

Leia Mais
30 de junho de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Possível aumento na demanda por óleo de soja eleva preço do derivado no Brasil

Após recuarem por quase dois meses, os preços do óleo de soja voltaram a subir

Leia Mais
30 de junho de 2025

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Nutrição e Matérias-primas

DATAGRO Grãos eleva estimativa da safra brasileira 2024/25 de milho para 134,0 milhões de toneladas

Volume representa alta de 10% sobre a temporada anterior; safra de soja também teve projeção

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de junho de 2025
Cursos e Eventos

Influenza aviária: quais os reais riscos na suinocultura?

A influenza aviária, especialmente sua forma altamente patogênica (IAAP), constitui uma ameaça crescente à saúde

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de junho de 2025
Exportação

Paranaguá é a principal saída de carnes brasileiras

Mais de 1,2 milhão de toneladas de carnes de frango, bovina e suína foram embarcadas

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de junho de 2025
Empresas & Profissionais

Marfrig inaugura expansão do complexo industrial de Promissão 

Com investimentos de R$ 548 milhões, unidade se destaca pela ampliação da capacidade produtiva e

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de junho de 2025
Ciência & Tecnologia

Embrapa Suínos e Aves moderniza coleta de dados climáticos

Entrou em operação na última semana, na Embrapa Suínos e Aves, uma nova estação meteorológica

Leia Mais
Giovana - Redação 30 de junho de 2025
Economia

CNA e Cepea mostram recorde da população ocupada no agronegócio no 1º trimestre

Total de empregados no setor foi de 28,5 milhões de pessoas, segundo CNA e Cepea.

Leia Mais
Giovana - Redação 25 de junho de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Milho fechou ontem, 3ª feira, recuando em Chicago em mais um dia de pressão negativa do trigo

B3 se sustenta positiva com atraso na colheita da safrinha. Ontem, a terça-feira (24) chegou

Leia Mais
Giovana - Redação 25 de junho de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes nas três primeiras semana de junho

As exportações de carnes de frango fecharam a terceira semana de junho mantendo o mesmo

Leia Mais
AviSite - Redação 24 de junho de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Se persistir, guerra pode trazer mais impactos negativos ao agro

A guerra entre Israel e Irã — que agora também envolve os Estados Unidos —

Leia Mais
AviSite - Redação 24 de junho de 2025
Sustentabilidade

Brasil no rumo certo: a agropecuária sustentável já é real — e o mundo precisa saber disso

Por Luís Eduardo Pacifici Rangel, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Engenheiro Agrônomo, Ex-Secretário

Leia Mais
Giovana - Redação 24 de junho de 2025
Cursos e Eventos

SNDS 2025: o encontro que conecta o presente e o futuro da suinocultura brasileira

Evento celebra os 70 anos da ABCS e reúne líderes, especialistas e os principais players

Leia Mais
Giovana - Redação 24 de junho de 2025
Empresas & Profissionais

JBS cria empresas para transformar resíduos em produtos de alto valor agregado

Companhia investe em economia circular para eliminar desperdícios e maximizar o uso dos recursos. Há

Leia Mais
Giovana - Redação 24 de junho de 2025
Cursos e Eventos

Equilíbrio sanitário será debatido no SBSS

Evento é promovido pelo Nucleovet e será realizado no período de 12 a 14 de

Leia Mais
Giovana - Redação 24 de junho de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Exportação de milho segue fraca em junho e deve ter ritmo apenas no segundo semestre

Analista destaca projeção de embarques entre 47 e 48 milhões de toneladas para o ciclo.

Leia Mais
Giovana - Redação 24 de junho de 2025
Produção

Maiores aumentos no Valor Bruto da Produção de 2025 estão sendo previstos para bovinos e ovos

Pelas projeções mais recentes (base: maio de 2025) da Secretaria de Política Agrícola do MAPA,

Leia Mais
AviSite - Redação 23 de junho de 2025

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Potencial genético e a realidade do sistema de produção: o que fazer para o resultado acontecer publicado em 2 de julho de 2025
  • ABCS garante conquistas estratégicas para a suinocultura na Reforma Tributária publicado em 1 de julho de 2025
  • Produção de soja na safra 2024/25 atinge recorde histórico de 168,75 mi ton, e milho avança no segundo ciclo publicado em 2 de julho de 2025
  • ABCS debate pautas prioritárias do setor com o Secretário de Defesa Agropecuária do MAPA publicado em 15 de março de 2024
  • MSD celebra o Mês do Suinocultor com jantar exclusivo e reforça compromisso com o futuro da suinocultura publicado em 3 de julho de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Brasil livre da febre aftosa traz desafios para a defesa agropecuária publicado em junho 2, 2025
  • Potencial genético e a realidade do sistema de produção: o que fazer para o resultado acontecer publicado em julho 2, 2025
  • ABCS debate pautas prioritárias do setor com o Secretário de Defesa Agropecuária do MAPA publicado em março 15, 2024
  • Para impulsionar exportações do agronegócio brasileiro, Mapa lança AgroInsight publicado em janeiro 24, 2025
  • Campanhas da SNCS 2025 conectam cadeia e varejo nacional para transformar a percepção e o consumo da carne suína publicado em junho 12, 2025

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Potencial genético e a realidade do sistema de produção: o que fazer para o resultado acontecer publicado em 2 de julho de 2025
  • ABCS garante conquistas estratégicas para a suinocultura na Reforma Tributária publicado em 1 de julho de 2025
  • Produção de soja na safra 2024/25 atinge recorde histórico de 168,75 mi ton, e milho avança no segundo ciclo publicado em 2 de julho de 2025
  • ABCS debate pautas prioritárias do setor com o Secretário de Defesa Agropecuária do MAPA publicado em 15 de março de 2024
  • MSD celebra o Mês do Suinocultor com jantar exclusivo e reforça compromisso com o futuro da suinocultura publicado em 3 de julho de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Brasil livre da febre aftosa traz desafios para a defesa agropecuária publicado em junho 2, 2025
  • Potencial genético e a realidade do sistema de produção: o que fazer para o resultado acontecer publicado em julho 2, 2025
  • ABCS debate pautas prioritárias do setor com o Secretário de Defesa Agropecuária do MAPA publicado em março 15, 2024
  • Para impulsionar exportações do agronegócio brasileiro, Mapa lança AgroInsight publicado em janeiro 24, 2025
  • Campanhas da SNCS 2025 conectam cadeia e varejo nacional para transformar a percepção e o consumo da carne suína publicado em junho 12, 2025

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Protocolos de bem-estar animal para matrizes poedeiras de frango de corte

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

Leia mais »

imagem-2

Da granja à mesa: fatores para se obter um ovo de qualidade

Os produtores enfrentam uma série de desafios para entregar um produto de qualidade ao consumidor, desafios esses, ligados a saúde animal, nutrição adequada e ambiente propício.

Leia mais »

imagem-3

A resiliência dos produtores de suínos: enfrentando variações no custo e rentabilidade

Nos últimos quatro anos, a suinocultura enfrentou um cenário desafiador, marcado por variações expressivas no custo de produção, preços de venda e rentabilidade. O desafio de equilibrar custo e preço é constante, mas o setor tem potencial para se manter competitivo e sustentável.

Leia mais »

imagem-4

Principais desafios de bem-estar animal na produção de leitões

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

Leia mais »

imagem-5

Bem-estar de bezerros: boas práticas de manejo do nascimento ao desmame

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

Leia mais »

imagem06

IPVS2022 tratará a suinocultura mundial de maneira holística

Os debates trarão informações e atualização de todos os elos da cadeia produtiva. Página 50.

Leia mais »

imagem07

Está Chegando! Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura 2022

Além das oportunidades de negócios, o SIAVS será palco do maior congresso técnico do setor, com intensa programação e mais de 100 palestrantes do Brasil e de outros países. Página 54.

Leia mais »

imagem08

O suinocultor está pagando para trabalhar

A suinocultura enfrenta a sua pior crise. Os altos custos de produção vêm na contramão dos baixos preços pagos pelo quilo do suíno vivo. Página 56.

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal

Contato

  • Anuncie
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTICIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Incubação
      • Nutrição
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Semanal
      • Informativo Estatísticas
      • Informativo Diário
  • ESTATÍSTICAS & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista do SuiSite
    • Especial Mundo Agro 2023
    • Especial Mundo Agro SIAVS
  • EVENTOS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
EMPRESAS E PRODUTOS
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp