A processadora de carnes Tyson Foods, dos Estados Unidos, está reformulando seus quadros executivos à medida que os custos aumentam e as vendas diminuem, pressionando os resultados da empresa após dois anos de margens crescentes. A empresa do Arkansas transferiu nesta semana executivos para novas funções de Finanças, Operações Comerciais e Comidas Prontas, incluindo a nomeação de John R. Tyson, bisneto de 32 anos do fundador da empresa, como diretor Financeiro. Antes, ele ocupava a posição de vice-presidente executivo de Estratégia e diretor de Sustentabilidade, funções que continuará exercendo.
Quando assumir o cargo a partir do próximo domingo (2 de outubro), John R. Tyson será o CFO mais jovem de uma empresa listada no S&P 500, segundo a CristKolder Associates, justificando que a idade média dos diretores Financeiros é de 53,1 para homens e 52 para mulheres. “Sou grato pela oportunidade de assumir um papel de liderança como esse”, disse Tyson em um comunicado. “Estou focado em cumprir meus deveres como CFO a partir da próxima semana.” Atualmente, a família detém 71% dos interesses de voto da empresa.
Os movimentos acontecem após a saída do chefe de Alimentos Embalados da Tyson e a recente demissão de seu chefe de Negócios Internacionais. Donnie King, CEO da Tyson, disse que as novas nomeações se baseiam na ampla experiência da equipe de gerenciamento da empresa.
Um porta-voz informou que a empresa acredita que suas mudanças organizacionais estão alinhadas com sua estratégia e refletem a força de sua equipe administrativa. “Enquanto estamos no caminho certo, temos oportunidades adicionais para operar com mais eficiência e melhorar nossos resultados de negócios”, afirmou.
A Tyson, responsável pelo abate e processamento de cerca de 37 milhões de frangos e centenas de milhares de suínos e bovinos por semana, está enfrentando custos mais altos em seus negócios e queda no volume de vendas, já que alguns consumidores evitam comprar cortes de carne mais caros. O lucro líquido do trimestre ficou estável em comparação com o ano anterior, enquanto as vendas aumentaram para US$ 13,5 bilhões, embora os volumes tenham caído 2%. As ações da Tyson caíram mais de 21% este ano.
Fonte: Dow Jones Newswires