Tendo como base os resultados dos quatro últimos trimestres (outubro de 2023 a setembro de 2024), a Secretaria de Política Agrícola do MAPA estimou que em 2025 o valor bruto da produção animal deve aumentar em torno de 9,5%, superando pela primeira vez a marca dos R$400 bilhões e alcançando pelo menos R$435 bilhões. Esse incremento, porém, pode não contar com a participação dos produtos avícolas – frango e ovos – cujo VBP tende a recuar em relação a 2024.
A maior expansão está reservada para os suínos, cujo VBP tende a um aumento próximo de 20%. Mas os bovinos não ficam muito atrás – apenas 0,66 ponto percentual a menos ou quase 19% de aumento. Já o VBP do leite deve aumentar perto de 5%.
Somado, o VBP de frango e ovos tende a alcançar valor cerca de 3,5% menor que o do corrente exercício. Mas, aqui, o impacto maior deve ser ocasionado pelos ovos, cujo VBP pode ficar mais de 13% menor que o deste ano. Para o frango está sendo prevista redução de 1% no VBP.
Notar que as presentes previsões estão baseadas no desempenho econômico apresentado por esses produtos entre outubro de 2023 e setembro de 2024, período em que os preços do frango registraram grande estabilidade. Como, no último mês e meio (outubro e 1ª quinzena de novembro), essa estabilidade foi rompida e os preços atingiram novos recordes, a queda ora prevista para o frango pode ser revertida nas próximas projeções.