A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promoveu, na terça-feira (12), uma palestra educativa para 50 criadores de suínos da zona urbana de Maceió, atividade proibida na capital conforme a lei municipal nº 5.318/2003.
O encontro teve o objetivo de conscientizar os criadores, quase todos já notificados para retirar os animais dos locais inadequados, sobre os riscos à saúde pública oriundos da criação e abate clandestinos de suínos, bem como o consumo da carne.
De acordo com o chefe especial da Visa, Airton Santos, a ação buscou orientar e informar os criadores a respeito dessa atividade ilegal, levando conscientização dos mesmos para assegurarem a saúde dos cidadãos.
“A criação de suínos na zona urbana da Capital, além de crime ambiental, acarreta no aumento de casos de doenças transmitidas por alimentos. A ingestão de carne suína crua ou mal cozida oriunda de animais contaminados pela tênia da carne de porco pode ocasionar grave infecção intestinal. Por isso, essa ação de cunho educativo busca orientar e informar os criadores sobre essa atividade proibida, para que almejem preservar a saúde da população”, explica.
Além de Airton Santos, a palestra também foi ministrada pelo médico-veterinário e fiscal sanitário Hedivardo Otoni.