Cinco trabalhos científicos inscritos na 16ª JINC, a Jornada de Iniciação Científica organizada pela Embrapa Suínos e Aves e pela Universidade do Contestado – UNC, com apoio do Instituto Federal Catarinense – Campus de Concórdia, foram premiados como os melhores desta edição, um em cada categoria. A escolha ocorreu na noite de quarta-feira, 19.
Na área de Ciências Sociais Aplicadas, foi considerado o melhor trabalho “Para onde vou? Violência doméstica em troca de um lar”, de Joel Dutka e Layanna Santos. Em Ciências da Saúde, o vencedor foi “Impactos na saúde regional do Planalto Norte: uma análise sobre a incidência de tumores do Sistema Nervoso Central (SNC)”, de André Luiz Wagner, Angélica Cristina Villalobos, Chelin Steclan e Michael Lang.
Em Ciências Biológicas e Engenharia, foi escolhido “Ambientes de trabalho em tempos de pandemia: melhor e pior experiência em saúde mental”, de Ângela de Luca, Cíntia Cavasin e Liani Favretto. Em Ciências Agrárias, os vencedores foram Denise Dahmer, Mariane Dal Pizzol, Francelly Campos, Adriana Ibelli, Mônica Ledur e Jane Peixoto, com o trabalho “Novos micrornas identificados no músculo peitoral maior de frangos de corte”. Já na área de Ciências Humanas, os vencedores foram Ana Paula Spindola, Jaqueline Woichekoski e Giselle Fuchs “Os impactos nas crianças e adolescentes durante isolamento social em pandemia de covid-19”.
A JINC foi realizada ontem à noite de maneira on-line. A abertura do evento teve a palestra “Ciência e desenvolvimento: um olhar sobre a trajetória e potencialidades da produção científica brasileira”, com o professor Alexandre Tomporoski, da Universidade do Contestado (UNC). Na sequência, os estudantes apresentaram os trabalhos científicos, de acordo com a categoria (pôster e oral). A palestra de abertura e as apresentações podem ser revistas no site do evento, embrapa.br/suinos-e-aves/jinc.
A Jornada de Iniciação Científica é realizada desde 2007. O evento é uma oportunidade para divulgar e valorizar o conhecimento gerado nestas instituições envolvendo os alunos de iniciação científica e faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano teve como tema “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.