A Embrapa Suínos e Aves promoverá no dia 25 de outubro um debate sobre as principais tendências de inovação para a avicultura e suinocultura. A discussão será o ponto central do evento “Inova 2023 – Avicultura e Suinocultura do amanhã”, que ocorrerá na sede da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC). O evento também anunciará as empresas selecionadas pelo edital público do Programa Inova para a construção de projetos de inovação e entregará o prêmio Destaque da Suinocultura e Avicultura 2023.
O “Inova 2023 – Avicultura e Suinocultura do amanhã” será dividido em três painéis. O primeiro trará as tendências de inovação para a avicultura e suinocultura a partir da visão das agroindústrias. O segundo trará a visão dos produtores e o terceiro a visão do Estado e ciência. Entre os convidados para debater as tendências de inovação estão Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Marcelo Lopes, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), e Fúlvio Brasil Rosar Neto, superintendente federal de Agricultura e Pecuária em Santa Catarina. O evento terá ainda uma palestra especial com Éverton Gubert, CEO da Agriness, sobre o “Agro na Nuvem”.
A programação completa do evento está disponível no endereço eletrônico www.embrapa.br/suinos-e-aves/inova2023. O evento é aberto para participação de todos os interessados nos temas, basta fazer a inscrição gratuita no link: https://forms.gle/SakEqcZyt81ihE367.
Empresas selecionadas
A Embrapa Suínos e Aves recebeu até 13 de setembro propostas para o edital público voltado a atender demandas de inovação. O edital faz parte do Programa Inova 2023 e oferece três vantagens às empresas que querem inovar e precisam de parceria. A primeira é a oportunidade de construir projetos de inovação aberta em conjunto com pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves. A segunda é a possibilidade de acesso à estrutura de pesquisa da Embrapa e a terceira o apoio na busca por fontes de financiamento para a execução de projetos de inovação aberta. Ao todo, 40 propostas foram inscritas e os selecionados serão anunciados ao final do evento “Inova 2023 – Avicultura e Suinocultura do amanhã”.
A partir de novembro, as empresas selecionadas e os pesquisadores da Embrapa Suínos e Aves formarão equipes para a construção de projetos de inovação, que terão até abril de 2024 para serem apresentados a fontes de financiamento. Entre as fontes de financiamento estão a própria Embrapa (que alocará até R$ 500.000,00 por ano em projetos de inovação do Inova) e o Biopark (centro de inovação sediada em Toledo, no Paraná, que investirá R$ 100.000,00 por projeto do seu interesse).
O Programa Inova é uma realização da Embrapa Suínos e Aves e tem como correalizadores a Prefeitura de Concórdia, INCTECh Incubadora Tecnológica, Pollem Parque Científico e Tecnológico e Biopark e Biopark Educação. Conta também com o apoio da Fapesc, Fapeg e CREA/SC. Como patrocinadores Bronze, o programa tem Sindicarne/ACAV e DSM. No patrocínio Prata, SIPS e ICASA. As mídias parceiras são Avicultura Blog, O Presente Rural, Avicultura Industrial, Suinocultura Industrial, AviNews, NutriNews e SuinoBrasil.
Destaque Suinocultura e Avicultura
A programação do evento “Inova 2023 – Avicultura e Suinocultura do amanhã” terá um momento especial, que é a entrega da homenagem “Personalidade Destaque da Avicultura e da Suinocultura 2023”. Os indicados para o destaque neste ano são Rogério Kerber, diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul – SIPS, na área de Suinocultura, e Inácio Afonso Kroetz, diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná – Sindiavipar, na área de avicultura.
A homenagem teve início no ano de 1997, concomitantemente às comemorações de aniversário da Embrapa Suínos e Aves e tem por objetivo premiar as personalidades do meio empresarial, cujas contribuições foram decisivas para o desenvolvimento da suinocultura e avicultura no país. Desde então, as homenagens são realizadas como forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados às duas cadeias produtivas. A indicação é feita pela equipe de empregados da Embrapa Suínos e Aves ao Comitê Técnico Interno.