Os preparativos para a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) 2022 continuam a todo vapor. Para engajar os colaboradores das redes participantes para o período de 1 a 17 de junho, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) conduzirá uma série de treinamentos durante o mês de maio. Além de trazer o tema inteligência emocional, o treinamento “por que deixar para depois o que você pode vender agora?” também abordará cortes, receitas inovadoras e informações sobre a saudabilidade da carne suína.
Serão capacitados os colaboradores de 27 bandeiras, espalhadas em todas as regiões do país, oriundas das redes: Mercado Extra, Pão de Açúcar, Compre Bem, Oba Hortifruti, Hortifruti Natural da Terra, Carrefour, Big, Big Bompreço, Nacional, Super Bompreço, Amigão, São Francisco, Cidade Canção, SuperNosso, Apoio Mineiro e Prezunic.
Thaliane Dias, nutricionista e mestre em Agronegócio pela Universidade de Brasília, realizará a palestra “Motivos para vender carne suína”. Ela vai falar da saudabilidade dos cortes em tempos de valorização da imunidade, além de apresentar dicas e motivos para vender mais carne suína. Além disso, o treinamento também contará com insights de cortes de de gastronomia, para incentivar os participantes a promoverem a proteína junto aos clientes. Thaliane explica que um dos seus focos será repassar informações práticas para auxiliar nas escolhas inteligentes. “A educação do consumidor sobre alimentação e nutrição dá autonomia para que realize escolhas alimentares em linha com a manutenção de uma boa saúde. Só por meio dessa autonomia é que podemos garantir que uma população viverá mais e melhor. Tenho certeza de que os treinamentos serão muito produtivos e que os resultados serão percebidos tanto pelas redes varejistas quanto na inserção de uma proteína saudável à mesa do brasileiro.”
Inteligência emocional para navegar entre os desafios
Neste ano, além de todos esses itens presentes na palestra, também teremos uma palestra da Agência Q9 sobre inteligência emocional com a condução mais do que ilustre do Jaque Espera, personagem inspirado no Jack Sparrow do Piratas do Caribe. Ele será o responsável por fazer todos os presentes refletirem e rirem um pouco durante o treinamento. E para deixar um gostinho do que o pirata do sertão está preparando, o Jerônimo Júnior da Q9 fala um pouco do seu momento no evento.
“O jaque é um personagem de bem com a vida e vem com uma proposta de entregar leveza para o evento. E junto com o Jaque, que é meu personagem, eu vou abordar um tema que impacta todos os participantes. E eu acredito que a forma como nós vamos trabalhar esse conteúdo não vai só levar um momento de reflexão, mas um momento de descontração e de muitas risadas.”
Metodologia ABCS
A ABCS além de instigar o consumo da proteína suína para os brasileiros, também acredita na capacitação dos varejos, justamente para que as vendas na ponta cresçam. A metodologia aplicada para garantir a eficácia é estratégica exclusiva. A ABCS aposta na capacitação de açougueiros e colaboradores para serem embaixadores da proteína, sanar dúvidas e incentivar a compra de clientes. Dessa forma, outras pessoas envolvidas na cadeia também ajudam a promover uma carne versátil, saudável, saborosa e com excelente custo-benefício.
Para a Gerente de Projetos da ABCS, Rayza Machado, a educação estimula ainda mais na hora da compra. “Quando conseguimos ensinar os vendedores, os açougueiros, os colaboradores das redes de varejos, eles poderão repassar todas as informações que aprenderam nos treinamentos para os seus clientes. E assim, esse aprendizado é repassado de boca em boca para mais potenciais consumidores. É dessa forma que nós da ABCS trabalhamos e por isso investimos em educação quanto à carne suína, suas qualidades, seu sabor e suas vantagens.”
SNCS 2022
A Semana Nacional da Carne Suína de 2022 é um marco para a suinocultura e o varejo brasileiro. Com dez anos de resultados positivos em vendas a cada edição, a campanha conquista os consumidores pela sua comunicação 360ª em lojas e espaços virtuais como e-commerce, e-mail marketing e redes sociais, além de metodologia estratégica exclusiva que aposta na capacitação de açougueiros e colaboradores para serem embaixadores da proteína, sanar dúvidas e incentivar a compra de clientes. Neste ano, a campanha conta com o apoio institucional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).