A Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) realizou o XIII Encontro de Produtores de Material Genético do Estado de Santa Catarina. O evento ocorreu no eSuites Itá Resort entre os dias 10 e 12 de novembro e reuniu os associados da entidade.
Durante a programação oficial, os participantes avaliaram as conquistas da suinocultura ao longo da história, os desafios vencidos e também refletiram sobre o futuro da atividade. A evolução genética e suas oportunidades de aumento de produtividade foi uma das pautas centrais, sem deixar de lado as expectativas sobre a lucratividade dos suinocultores.
A suinocultura brasileira, em especial a catarinense, registra em sua história altos e baixos, mas principalmente crises cíclicas. Diante das adversidades, produtores e representantes do setor suinícola expuseram suas expectativas em relação ao setor no curto, médio e longo prazo.
Na programação também houve uma reunião com os integrantes da diretoria da ACCS para avaliar os trabalhos desenvolvidos pela Associação e também elencar as demandas do setor na área política ou privada.
Além dos eventos formais para discutir temas importantes do setor, o encontro também é uma oportunidade de lazer e entretenimento para os associados da ACCS. “Todos que estiveram aqui conseguiram olhar um futuro mais promissor, mas dentro da realidade. Precisamos agradecer a todos que participaram do Encontro e que contribuíram com o debate”, destaca o presidente Losivanio Luiz de Lorenzi.
A ORIGEM DO ENCONTRO
O Encontro de Produtores de Material Genético tem como objetivo aproximar a Entidade dos produtores e empresas de material genético que são a base da ACCS.
Durante muitos anos o registro genealógico era físico e acabava sendo o nosso elo de contato diário, mas veio a necessidade de mudar para o formato on-line, o que acabou nos distanciando um pouco dos nossos associados.
Foi por essa necessidade de aproximação e diálogo que nasceu o Encontro. Além da troca de informações a ACCS visa promover também um momento de lazer e descontração aos associados.
Ao logo de 13 edições o Encontro já teve shows com Moacir Franco, Felipe e Falcão, Guri de Uruguaiana e palestras com personalidades do agronegócio.