A Agroceres PIC participou, no dia 22 de julho, de mais uma edição do Evento Técnico da Integração de Suínos da Languiru. Realizado na cidade de Teutônia (RS), o encontro reuniu cerca de 300 participantes, entre produtores locais, suinocultores integrados e membros da equipe técnica do Setor de Suínos da cooperativa gaúcha.
O foco central do evento foi apresentar aos participantes uma panorama do atual momento de mercado da suinocultura brasileira e mundial, discutir as principais tendências que vêm impactando a produção de suínos e os conceitos, ações e ferramentas tecnológicas capazes de garantir a competitividade dos produtores.
“O evento foi muito proveitoso. A suinocultura é uma atividade em constante transformação, que evolui muito rapidamente. Durante o encontro pudemos atualizar nossos conhecimentos, entender os desafios e tendências da atividade, discutir a importância da gestão de riscos neste momento delicado do setor e, principalmente, conhecer conceitos e tecnologias capazes de garantir a manutenção de nossa competitividade”, afirma Décio Leonhardt, gerente do Setor de Suínos da Cooperativa Languiru.
Um olhar para o futuro e para a competitividade da produção de suínos
A programação do evento técnico da Languiru selecionou dois temas para esta edição: um conjuntural, acerca do cenário atual e as perspectivas da suinocultura, e outro técnico, na área de sanidade, que retratou a importância da biossegurança para a competitividade da produção de suínos.
Na palestra de abertura, Luciano Brandalise, Supervisor de Serviços Veterinários da Agroceres PIC, fez uma análise dos desafios sanitários globais e as principais ameaças à suinocultura nacional, tendo como pano de fundo as principais vulnerabilidades de biossegurança das unidades de produção brasileiras.
O especialista da Agroceres PIC também fez uma abordagem abrangente sobre o conceito de biossegurança, enfatizando a importância de o produtor promover, periodicamente, a revisão das ações voltadas à prevenção, controle e erradicação de agentes patogênicos em sua granja, além de traçar, em sua apresentação, a relação entre biossegurança, bem-estar animal e o uso racional de antimicrobianos.
Na apresentação de encerramento, Dirceu Bayer, presidente da Cooperava Languiru, falou sobre a atual conjuntura da suinocultura global, analisando os indicadores que vêm impactando o desempenho econômico da atividade no Brasil e no mundo e as perspectivas futuras para o setor em curto e médio prazos.
“Para nós, da Agroceres PIC, é sempre uma grande satisfação participar dos eventos técnicos da Languiru, pois nos permite discutir com os produtores temas relevantes para o desempenho da suinocultura, sempre tendo como base as características do sistema produtivo da cooperativa”, afirma Pedro Guimarães Lisboa, Supervisor Técnico Comercial da Agroceres PIC. “Trata-se de uma ótima oportunidade que temos para debater, apresentar informações e inovações tecnológicas com potencial para auxiliar os suinocultores da Languiru a melhorar seus resultados produtivos e econômicos”, conclui Lisboa.
Para encerrar o evento técnico da Languiru em grande estilo, foi servido um almoço especial, com muita carne suína no cardápio, elaborado pelo especialista em cortes suínos Daniel Furtado.