Os desafios da reportagem no agronegócio para a construção de um planeta de abundância foram debatidos durante o ImPRESSive, 1ª edição do Fórum Global de Jornalistas da Alltech, realizado no dia 7 de dezembro, em formato 100% digital. O evento reuniu jornalistas da Argentina, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Irlanda, que compartilharam suas experiências atuando na cobertura do agronegócio mundial.
O ImPRESSive é uma iniciativa organizada pela Alltech em parceria com jornalistas, que juntos buscam inspiração para contar ao mundo as histórias de tantos agricultores e pecuaristas que trabalham no agronegócio, e com seu trabalho almejam deixar um legado de abundância para as gerações futuras.
Entre os palestrantes estiveram dois brasileiros: Joana Colussi, jornalista e pesquisadora acadêmica do Departamento de Economia Agrícola e do Consumidor da Universidade de Illinois, e o jornalista Célio Yano, editor de Economia do jornal Gazeta do Povo. Além de nomes, como: Owen Roberts (Canadá), Claire McCormack (Irlanda), Adalberto Rossi (Argentina) e Steve Werblow (EUA).
Para Mark Lyons, presidente e CEO da empresa, essa iniciativa faz parte da missão da Alltech, de trabalhar em equipe para o desenvolvimento de um planeta de abundância. “O jornalismo precisou se reinventar nestes últimos 21 meses, a informação ficou mais rápida e atingiu mais pessoas. A base para fazer jornalismo nesse momento tão desafiador é a confiança em quem está contanto a história, esse é o desafio. E no agro não seria diferente, o mundo quer saber de onde vem o alimento que consome, bem como sua procedência, e o jornalismo tem a missão de levar essa informação”.
Mark Lyons, presidente e CEO da Alltech
Para Owen Roberts, jornalista canadense, professor de comunicação agrícola da Universidade de Illinois e conselheiro da Federação Canadense de Escritores Agrícolas (CFWF), essa é uma oportunidade que a Alltech promove para que empresa e jornalistas trabalhem juntos. “No agronegócio o jornalismo assume a responsabilidade de contar as melhores histórias, para que possamos aprender uns com os outros, e também promover a confiança entre jornalistas pelo mundo. Um intercâmbio de notícias”.
Joana Colussi, jornalista brasileira e pesquisadora acadêmica do Departamento de Economia Agrícola e do Consumidor da Universidade de Illinois (EUA), falou em sua apresentação sobre as dificuldades de fazer agro jornalismo no Brasil. “Nós temos um grande desafio no país referente à comunicação do agronegócio e a desmistificação da produção para a sociedade urbana. A população brasileira ainda não está conectada com a realidade da produção de alimentos e precisa lidar com uma gama muito grande de notícias negativas sobre o setor, que geram muitas dúvidas e pré-conceitos sobre a atividade”.
Joana Colussi, jornalista brasileira
Para Joana, a forma de fazer jornalismo mudou muito nos últimos anos e está se tornando mais dinâmica, os profissionais precisam entender cada dia mais sobre diferentes canais. “É importante destacar que a essência do jornalismo não mudou, não importa o canal, o país, o papel da boa comunicação é o mesmo em qualquer lugar e a todo o momento”.
Steve Werblow, escritor norte-americano e fotógrafo freelancer especializado no agronegócio, afirma que, como jornalista do agronegócio, tem a oportunidade de olhar o cenário não apenas dos Estados Unidos, mais também de diferentes países no mundo. “Essa é uma oportunidade única de entender o contexto em que vivemos, escrever sobre isso e transmitir informações verdadeiras”.
Steve Werblow, escritor norte-americano e fotógrafo freelancer
Com esse evento, a Alltech destacou seu trabalho em conjunto com diversos setores da sociedade, com discussões que estimulam a sustentabilidade e melhores práticas de gestão no agronegócio, que juntas são capazes de construir um mundo com abundância de recursos naturais.