Ir para o conteúdo
AviSite
OvoSite
PecSite
SuiSite
domingo, 18 de maio de 2025
Anuncie
Facebook-f Instagram Linkedin Youtube
EMPRESAS E PRODUTOS
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco
  • Revistas

    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista
    • Revista Mundo Agro
    • Revista do SuiSite
    • Anuncie na revista

    Serviço

    • Legislação
    • Legislação

    Fale Conosco

    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • Notícias

    Editorias

    • Ambiência, Bem-estar e Manejo
    • Empresas & Profissionais
    • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
    • Genética e Incubação
    • Nutrição e Matérias-primas
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Ciência & Tecnologia

    • Ambiência
    • Economia
    • Nutrição
    • Genética e Incubação
    • Processamento
    • Saúde Animal

    Informativo

    • Informativo Diário
    • Cadastro Informativo Whatsapp
  • Estatísticas & Preços
  • Eventos
  • Colunistas
  • Fale Conosco

Brasil está atento para evitar entrada da Peste Suína Africana

  • Saúde Animal
  • Comunicação
  • novembro 10, 2021
Baixar Arquivo

A PSA é uma doença viral altamente contagiosa que afeta somente suínos. Ela não tem cura nem tratamento e causa elevada mortalidade no rebanho.

Em julho deste ano um alerta soou para a sanidade animal no Brasil, especialmente no setor da suinocultura. A identificação de um foco de Peste Suína Africana (PSA) na República Dominicana fez com que autoridades, pesquisadores e produtores voltassem o foco novamente para essa doença que está erradicada no Brasil desde o fim da década de 1970. O retorno da PSA ao País pode causar um prejuízo de aproximadamente 5,5 bilhões de dólares no primeiro ano. “Esse dado foi calculado no impacto econômico da introdução da PSA nos Estados Unidos, que estimou em 16,5 bilhões de dólares no primeiro ano de surto, e no número de matrizes suínas em ambos os países”, explicou a pesquisadora da Embrapa Janice Zanella, virologista da área de suínos.

“As carnes brasileiras trazem aproximadamente 15 bilhões de dólares de divisas para o Brasil que exporta hoje 23% da carne suína produzida. Pela lei da oferta e procura, toda essa carne iria “sobrar” e causar uma grande queda dos preços, levando a prejuízos para os produtores e desemprego tanto diretos como indiretos da cadeia da carne suína no Brasil”, completou o pesquisador Luizinho Caron, também da área de virologia da Embrapa Suínos e Aves.

A PSA é uma doença viral que afeta apenas os suínos e é altamente contagiosa, não tem cura nem tratamento, causando elevada mortalidade no rebanho. De acordo com os pesquisadores, atualmente cerca de 78% dos rebanhos suínos do mundo estão em condição endêmica ou de alto risco para a PSA. E, ao surgir a doença na República Dominicana, estudos epidemiológicos foram feitos para determinar a extensão do surto e medidas para a contenção foram adotadas para eliminar os focos da doença, evitando a disseminação. “Assim como o vírus chegou a essa ilha das Américas, também pode ter chegado a outros países. O importante neste momento é auxiliar os países com a infecção a eliminar a doença e melhorar as medidas de biosseguridade para evitar a entrada e eventuais pontos frágeis”, explicou Caron. É importante os países atingidos estarem preparados para reconhecer e diagnosticar a enfermidade com a maior rapidez possível, uma vez que é impossível ter medidas mitigatórias que garantam risco zero para a entrada da enfermidade. Zanella complementa que, por isso, é necessário que se trabalhe em conjunto com a saúde animal dos países afetados para controlar e erradicar a doença.

Ajude o Brasil a se manter livre da PSA

Orientações aos cidadãos em geral:
Não trazer produtos de origem animal de viagens ao exterior. Eles podem trazer não somente a PSA, mas outras enfermidades que acometem rebanhos ou mesmo à saúde humana.
Não trazer produtos de caça, especialmente suídeos asselvajados (javalis, catetos…) e não caçar em países acometidos pela PSA.

Orientações ao produtor:
Evitar visitas à granja e monitorar todos os visitantes cumprindo todos os protocolos de sanidade.
Reportar às autoridades sanitárias quaisquer alterações consideradas importantes nos animais: doenças hemorrágicas, mortes suspeitas.
Atenção à alimentação dos animais evitando que comam restos de alimentação humana, especialmente se contiver carne suína.
Combater o transporte ilegal de animais, sempre sujeito a riscos sanitários.
Seguir as leis, normas e recomendações de biosseguridade e investir nessa área a fim de manter as instalações seguras.

O Brasil se mantém fora dessa lista de país endêmico e os pesquisadores frisam que essa condição se deve ao avanço da biosseguridade da suinocultura brasileira, tanto nas granjas, como nas medidas adotadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a importação de animais ou seus produtos e derivados para evitar a entrada de doenças. Além disso, os sistemas de vigilância e controle da saúde animal são atuantes e estruturados, muito diferente de 1978 quando a doença chegou ao Brasil. “Uma prova da eficiência dos nossos serviços de vigilância e defesa da saúde animal, é que vários países vizinhos são endêmicos para enfermidades dos suínos como PEDV (Diarreia Epidêmica dos Suínos) e PRRS (Síndrome Reprodutiva e Respiratórias dos Suínos) e essas enfermidades ainda não foram diagnosticadas nos rebanhos do Brasil”, declara Zanella.

Para evitar a chegada da doença, muitas medidas estão em vigor para garantir a segurança sanitária da carne suína brasileira, como a inspeção. “Temos um sistema de leis e normas legais, Sistema de Vigilância Sanitária, normas de importação para animais vivos com quarentena em local seguro (Ilha de Cananéia, SP), seguimos as normas da OIE para importação de produtos de origem animal”, numerou Caron.

O Brasil tem ainda um Plano de Contingência Sanitária para o caso de identificação de suspeita de surto para Peste Suína Africana, além de inspeção ante e post mortem nos frigoríficos. “O objetivo é que não sejam abatidos ou sejam considerados aptos para consumo animais com problemas para a saúde pública. Nesse trabalho são identificadas e notificadas suspeitas de saúde animal”. Outras normas que garantem a sanidade dos rebanhos brasileiros é a proibição da criação de suínos em lixões e alimentação com restos de comida. Recentemente foi implementado o Plano Integrado de Sanidade Suína, o que inclui monitoramento para PRRS e PSA, além de controle e monitoramento de suídeos asselvajados. A rede de laboratórios oficiais do Mapa garante a realização do diagnóstico contra enfermidades de notificação obrigatórias como a PSA.

Muitos estados também possuem normas de biosseguridade complementares às adotadas nacionalmente e mantêm empresas estaduais de defesa sanitária animal. “A equipe de médicos veterinários sanitaristas privados estão todos os dias no campo atentos aos problemas de sanidade animal e podem reconhecer e notificar suspeitas de saúde animal com rapidez”, declara o pesquisador da Embrapa.

No entanto, os cientistas deixam claro que não existe sistema com segurança total e por isso é importante estar sempre alerta às suspeitas da doença, sejam clínicas ou patológicas e informar imediatamente aos órgãos e sistemas responsáveis.

Não é possível “blindar” completamente um estado ou país de doença, sem tornar a produção inviável devido ao elevado custo. Por isso, a equipe técnica da Embrapa enfatiza que é preciso investir e garantir a biosseguridade. “É o mais recomendado para os produtores de suínos, pois a biosseguridade busca um equilíbrio entre manter as margens de lucro e a segurança sanitária dos rebanhos”, fala Caron.

As recomendações passam por estar atento a logística de transporte, fábricas de ração e frigoríficos de suínos, além de redobrar a vigilância com relação ao transporte ilegal de animais, uso de alimentos ou restos de alimentação humana que possam conter derivados de carne suína na alimentação de suínos sem prévio tratamento térmico.

Zanella destaca ainda a importância de o produtor comunicar as autoridades sanitárias sobre qualquer suspeita compatível com enfermidade hemorrágica, ou com elevada mortalidade no plantel, não receber visitas nas granjas, principalmente de estrangeiros provenientes de regiões endêmicas. “As granjas são locais de produção de alimento, não pontos turísticos, por isso, as visitas devem ser restritas e controladas”, alerta a cientista.

A comunicação é outro ponto importante neste trabalho. “Toda a comunidade deve estar informada para que possam fazer a sua parte e ajudar a reduzir o risco de introdução ou de disseminação da doença no país”. E muitas são as formas de evitar a contaminação, como, ao viajar, não trazer produtos de origem animal na bagagem, evitar visitar granjas ou locais com suínos em países endêmicos, evitar caçar em países com a doença em suídeos selvagens e principalmente não trazer troféus ou produtos da caça.

A PSA e seus sintomas

A Peste Suína Africana (PSA) é uma doença hemorrágica de suínos, exótica e de notificação obrigatória. Por ser uma doença exótica e que pode se assemelhar a outras clinicamente, inclusive a Peste Suína Clássica (PSC), o diagnóstico laboratorial deve ser realizado em laboratórios oficiais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A PSA foi identificada inicialmente na África, há um século, mas atualmente está presente em vários países produtores de suínos na Ásia, África, Europa e, mais recentemente, nas Américas, como na República Dominicana, onde foi identificada em julho de 2021. O vírus da PSA (VPSA) infecta várias espécies de suídeos: suínos domésticos e selvagens, javali europeu, warthogs e bushpigs. Os dois últimos são os hospedeiros naturais do vírus na África e nessas espécies não se observam sinais de doença.

O período de incubação do vírus da PSA é de quatro a 19 dias e a doença pode ser apresentar nas formas aguda, subaguda e crônica em suínos de todas as faixas etárias. Os sinais da forma aguda são: inapetência, febre, leucopenia, petéquias e hemorragias na pele (orelhas, flancos) e elevada mortalidade. A sintomatologia subaguda ou crônica inclui abortos, sintomas respiratórios e baixa mortalidade. As lesões dependem da forma de apresentação clínica da PSA e da variante viral, mas nas formas aguda podem ocorrer hemorragias extensas em órgãos internos (baço, linfonodos e rins), hidropericárdio, hidrotórax, ascite, edema no trato alimentar. Na subaguda observam-se hemorragias em linfonodos, rins e baço (aumentado), congestão, edema pulmonar e pneumonia intersticial. Já na crônica ocorrem lesões no trato respiratório, linfonodos e baço.

  • Fonte: Embrapa Suínos e Aves
  • Autor:Comunicação

Notícias Relacionadas

Preços médios do suíno vivo e da carne suína apesentaram leve queda em abril

Leia Mais
16 de maio de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Superior a US$9 bi, receita cambial das carnes quase dobra em relação ao primeiro dos anos 2020

Leia Mais
16 de maio de 2025
Cooperativas

Aurora Coop abrirá unidade em Xangai para incrementar vendas ao sudeste asiático

Leia Mais
16 de maio de 2025
Fiscalização

Anffa Sindical denuncia proposta de inspeção privada ao MPF

Leia Mais
16 de maio de 2025

Canal Mundo Agro

  • AviSite
  • OvoSite
  • SuiSite
  • PecSite

NOSSOS PARCEIROS

aviagen
logo-evonik
LogoGiordanoDefinitivo
logo-hubbard
Anterior
Próximo

Notícias Relacionadas

Preços médios do suíno vivo e da carne suína apesentaram leve queda em abril

Mercado em abril Os preços médios do suíno vivo e da carne suína apresentaram leve

Leia Mais
Giovana - Redação 16 de maio de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Superior a US$9 bi, receita cambial das carnes quase dobra em relação ao primeiro dos anos 2020

No 1º quadrimestre de 2020, quando o mundo foi surpreendido pela primeira pandemia do Século

Leia Mais
AviSite - Redação 16 de maio de 2025
Cooperativas

Aurora Coop abrirá unidade em Xangai para incrementar vendas ao sudeste asiático

          A Aurora Coop amplia presença no comércio mundial. No ano

Leia Mais
Giovana - Redação 16 de maio de 2025
Fiscalização

Anffa Sindical denuncia proposta de inspeção privada ao MPF

Plano do governo ameaça a saúde pública, fragiliza o controle sanitário e fere prerrogativas do

Leia Mais
Giovana - Redação 16 de maio de 2025
Mercado

Receita com exportações de carne suína é a 2ª maior da história

A receita obtida com as exportações brasileiras de carne suína em abril foi a segunda

Leia Mais
Giovana - Redação 15 de maio de 2025
Exportação

ABPA leva empresas brasileiras à Sial China 2025 para reforçar parcerias e promover proteínas animais

Evento será realizado de 19 a 21 de maio, em Xangai; espaço contará com cinco

Leia Mais
Giovana - Redação 15 de maio de 2025

Últimas Notícias

Empresas & Profissionais

Estágio 2025: Boehringer Ingelheim oferece oportunidades para jovens talentos

Com inscrições abertas de 12 a 30 de maio, no site da Cia de Estágios,

Leia Mais
15 de maio de 2025
Cursos e Eventos

Valor da Produção Agropecuária paulista em 2024 será tema de debate em seminário do Instituto de Economia Agrícola

Evento online faz parte do Ciclo de Estudos IEA. O Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta),

Leia Mais
15 de maio de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Abpa e ApexBrasil renovam convênio com impacto direto nas exportações

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações

Leia Mais
15 de maio de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Santa Catarina: o melhor resultado em 28 anos nas exportações de carnes do 1º quadrimestre de 2025

Santa Catarina alcançou no primeiro quadrimestre deste ano o melhor desempenho dos últimos 28 anos

Leia Mais
14 de maio de 2025
Segurança Alimentar

Diálogo Brasil-China debate segurança alimentar em Pequim

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações

Leia Mais
14 de maio de 2025
Empresas & Profissionais

JBS abre 2025 com o segundo maior 1º tri da história

Ebitda, indicador que reflete desempenho operacional das empresas, cresceu 38,9% em um ano, com margem

Leia Mais
14 de maio de 2025
Produção

Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em abril

Os custos de produção de frangos de corte e de suínos acumularam altas em abril

Leia Mais
14 de maio de 2025
Exportação

Pecuária lidera exportações do agro catarinense em 2024, com destaque para carne de frango e suína

Em 2024 as exportações do agro  em Santa Catarina foram de US$7,57 bilhões e responderam

Leia Mais
14 de maio de 2025
Mercado

Preço da carcaça suína caiu 2,33% ontem, terça-feira, em São Paulo

Os preços no mercado de suínos encerraram ontem, terça-feira (13), em campo misto. Segundo análise

Leia Mais
14 de maio de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Desempenho exportador das carnes nas duas primeiras semanas de maio

As carnes iniciaram o quinto mês do ano mantendo os mesmos resultados promissores dos meses

Leia Mais
13 de maio de 2025
Exportação

China abre cinco novos mercados para produtos do agro brasileiro

Foram liberadas as compras chinesas de DDG, farelo de amendoim, miúdos de aves, carne de

Leia Mais
13 de maio de 2025
Produção

Cresceram, no 1º trimestre, os abates de bovinos, suínos e frangos e a produção de ovos

Os primeiros resultados da produção animal no 1º trimestre de 2025 apontam que o abate

Leia Mais
13 de maio de 2025
Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços

Ministro da Agricultura se reúne com entidades do setor produtivo brasileiro em Pequim

Na manhã desta segunda-feira (12), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, acompanhado do

Leia Mais
13 de maio de 2025
Cursos e Eventos

Seminário debate desafios com a mão de obra no setor avícola e suinícola

A escassez de profissionais qualificados e os desafios para engajar e reter talentos foram debatidos

Leia Mais
13 de maio de 2025
Agronegócio

Agro paulista registra superávit de US$ 6,72 bilhões

China é o principal destino de soja e carnes e Estados Unidos adquirem sucos, carnes

Leia Mais
13 de maio de 2025

Revista SuiSite

Últimas Notícias

Nutrição e Matérias-primas

Sindirações projeta crescimento de 3% do setor de alimentação animal em 2025

Setor obteve uma movimentação financeira na ordem de R$160 bilhões em 2024 e projeta uma

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de maio de 2025
Exportação

Receita com exportações de carne suína em 6 dias úteis chega a 42% do total arrecadado em maio de 2024

De acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Governo Federal, divulgadas ontem,

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de maio de 2025
Mercado

Preços foram em direções diferentes para o mercado de suínos ontem, segunda-feira

Ontem, a segunda-feira (12) deu  início à semana de comercialização no mercado de suínos com

Leia Mais
Giovana - Redação 13 de maio de 2025
Saúde Animal

Mapa realiza Fórum sobre Resistência aos Antimicrobianos

Foram debatidos os resultados do Programa de Vigilância e Monitoramento em Aves e Suínos e

Leia Mais
Giovana - Redação 12 de maio de 2025
Mercado Externo

EUA e China chegam a acordo para reduzir tarifas por 90 dias

Os Estados Unidos e a China anunciaram nesta segunda-feira (12) que chegaram a um acordo

Leia Mais
Giovana - Redação 12 de maio de 2025
Mercado

Estabilidade rondou o mercado de suínos na última sexta-feira, em momento de equilíbrio entre oferta e demanda

A semana de negociações para o mercado de suínos terminou na última sexta-feira (9) com

Leia Mais
Giovana - Redação 12 de maio de 2025
Economia

Preço ao produtor agropecuário sobe mais de 20% no 1º trimestre

Índice é impulsionado sobretudo por café, grãos e pecuária. Os preços pagos aos produtores agropecuários

Leia Mais
Giovana - Redação 12 de maio de 2025
Cursos e Eventos

Maior encontro da agroindústria Feed & Food será realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo

Fenagra deve receber aproximadamente 9 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 880 milhões em

Leia Mais
Giovana - Redação 12 de maio de 2025
Economia

Brasil deve terminar o ano melhor do que estimado por projeções

Informação é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ao comentar os dados sobre a queda

Leia Mais
Giovana - Redação 12 de maio de 2025
Exportação

Exportações da China superam as previsões, ajudadas pela corrida global para vencer tarifas

As exportações da China superaram as previsões em abril, impulsionadas pela demanda por materiais de

Leia Mais
Giovana - Redação 12 de maio de 2025
Legislação

Privatização dos abates: MAPA abre consulta pública visando à regulamentação

A edição desta sexta-feira, 9 de maio, do Diário Oficial da União publica a Portaria

Leia Mais
AviSite - Redação 9 de maio de 2025
Exportação

Exportações de carne suína crescem em abril e setor mantém curva positiva em 2025

Avanço em mercados estratégicos impulsiona resultado do mês; Santa Catarina, Rio Grande do Sul e

Leia Mais
Giovana - Redação 9 de maio de 2025
Agronegócio

Brasil vai elaborar proposta para produzir alimentos em Angola

Objetivo é apresentar documento que será divulgado ao presidente do país africano durante sua visita

Leia Mais
Giovana - Redação 9 de maio de 2025
Ciência & Tecnologia

Fundepag inaugura espaço no CTI Renato Archer e avança na construção do Parque Tecnológico de Campinas

  Área da Fundepag será ponto de articulação para o CTI-Tec, com edital já lançado

Leia Mais
Giovana - Redação 9 de maio de 2025
Nutrição e Matérias-primas

Soja opera com estabilidade na manhã desta 6ª em Chicago, à espera do USDA e de olho em Genebra

Encontro entre EUA e China na Suíça acontece neste sábado e novo boletim chega na

Leia Mais
Giovana - Redação 9 de maio de 2025

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em abril publicado em 14 de maio de 2025
  • Receita com exportações de carne suína é a 2ª maior da história publicado em 15 de maio de 2025
  • Suínos: mercado registra queda de preços, principalmente em SP publicado em 13 de janeiro de 2021
  • Preço ao produtor agropecuário sobe mais de 20% no 1º trimestre publicado em 12 de maio de 2025
  • Estabilidade rondou o mercado de suínos na última sexta-feira, em momento de equilíbrio entre oferta e demanda publicado em 12 de maio de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em abril publicado em maio 14, 2025
  • Radar Investimentos: milho tem cotações firmes no mercado interno publicado em janeiro 9, 2025
  • USDA traz redução expressiva dos estoques finais de soja e milho dos EUA publicado em janeiro 13, 2025
  • Receita com exportações de carne suína é a 2ª maior da história publicado em maio 15, 2025
  • Laboratório da Raiva, aumento na eficiência de testes e resultados rápidos publicado em outubro 10, 2024

Navegue por Categoria

  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação
  • Agronegócio
  • CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
  • Economia
  • Incubação
  • Nutrição
  • Processamento
  • Saúde Animal
  • Cursos e Eventos
  • Exportação
  • Matérias-Primas
  • Mercado
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Tributação

Busca por palavra chave ou data

Selecione a Data

mais lidas dos últimos 7 dias

  • Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em abril publicado em 14 de maio de 2025
  • Receita com exportações de carne suína é a 2ª maior da história publicado em 15 de maio de 2025
  • Suínos: mercado registra queda de preços, principalmente em SP publicado em 13 de janeiro de 2021
  • Preço ao produtor agropecuário sobe mais de 20% no 1º trimestre publicado em 12 de maio de 2025
  • Estabilidade rondou o mercado de suínos na última sexta-feira, em momento de equilíbrio entre oferta e demanda publicado em 12 de maio de 2025

mais lidas dos últimos 30 dias

  • Custos de produção de frangos de corte e de suínos sobem em abril publicado em maio 14, 2025
  • Radar Investimentos: milho tem cotações firmes no mercado interno publicado em janeiro 9, 2025
  • USDA traz redução expressiva dos estoques finais de soja e milho dos EUA publicado em janeiro 13, 2025
  • Receita com exportações de carne suína é a 2ª maior da história publicado em maio 15, 2025
  • Laboratório da Raiva, aumento na eficiência de testes e resultados rápidos publicado em outubro 10, 2024

CONFIRA OS DESTAQUES DA NOSSA ULTIMA EDIÇÃO

imagem-1

Protocolos de bem-estar animal para matrizes poedeiras de frango de corte

O manejo adequado inicia-se pelo planejamento das instalações, que devem priorizar um ambiente confortável e seguro.
A implementação de protocolos de bem-estar animal exige a integração de conceitos éticos, técnicos e econômicos, promovendo condições que favoreçam a saúde, o comportamento natural e o conforto das aves.

Leia mais »

imagem-2

Da granja à mesa: fatores para se obter um ovo de qualidade

Os produtores enfrentam uma série de desafios para entregar um produto de qualidade ao consumidor, desafios esses, ligados a saúde animal, nutrição adequada e ambiente propício.

Leia mais »

imagem-3

A resiliência dos produtores de suínos: enfrentando variações no custo e rentabilidade

Nos últimos quatro anos, a suinocultura enfrentou um cenário desafiador, marcado por variações expressivas no custo de produção, preços de venda e rentabilidade. O desafio de equilibrar custo e preço é constante, mas o setor tem potencial para se manter competitivo e sustentável.

Leia mais »

imagem-4

Principais desafios de bem-estar animal na produção de leitões

Nas fases de maternidade e creche, é fundamental adotar práticas de manejo que garantam conforto, nutrição adequada, prevenção de doenças e redução do estresse.
Entender e superar os desafios térmicos, nutricionais, sanitários e comportamentais é essencial para uma produção ética, eficiente e alinhada às exigências legais e de mercado.

Leia mais »

imagem-5

Bem-estar de bezerros: boas práticas de manejo do nascimento ao desmame

O cuidado com os bezerros começa antes do nascimento, com uma boa nutrição e a manutenção da saúde da vaca, o que reduz as chances de aborto e doenças metabólicas no pós-parto. Um adequado calendário de vacinação, combinado com o atendimento das necessidades nutricionais conforme o estágio gestacional, assegura uma imunidade de qualidade por meio da ingestão de colostro. Isso contribui para um melhor desempenho zootécnico e aumenta a taxa de desfrute do rebanho.

Leia mais »

Nossas Redes Sociais

Facebook-f Twitter Instagram Linkedin-in Spotify Youtube

Revistas

  • Revista Mundo Agro
  • Revista do AviSite
  • Revista do OvoSite
  • Revista do PecSite
  • Revista do SuiSite

Serviços

  • Legislação

Eventos

  • Agenda

Portais

  • AviSite
  • OvoSite
  • PecSite
  • Mundo Agro

Editorias

  • Ambiência, Bem-estar e Manejo
  • Empresas & Profissionais
  • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
  • Genética e Incubação
  • Nutrição e Matérias-primas
  • Processamento
  • Saúde Animal

Ciência e Tecnologia

  • Ambiência
  • Economia
  • Nutrição
  • Genética e Incubação
  • Processamento
  • Saúde Animal

Notícias

  • Notícias
  • Informativo Diário
  • Informativo Semanal

Contato

  • Anuncie
  • Contato
  • Patrocinadores

© Copyright Mundo Agro Editora Ltda - 2012. Todos os direitos reservados.
Mundo Agro Editora Ltda Rua Erasmo Braga, 1153 - 13070-147 - Campinas, SP | Tel./Fax: (19) 3241-9292

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de privacidade.
Aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR
  • NOTICIAS
    • EDITORIAS
      • Ambiência, Bem-Estar e Manejo
      • Empresas & Profissionais
      • Estatísticas, Exportação, Mercado & Preços
      • Genética e Incubação
      • Nutrição e Matérias-primas
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
      • Ambiência
      • Economia
      • Incubação
      • Nutrição
      • Processamento
      • Saúde Animal
    • INFORMATIVO
      • Informativo Semanal
      • Informativo Estatísticas
      • Informativo Diário
  • ESTATÍSTICAS & PREÇOS
  • REVISTAS
    • Revista do SuiSite
    • Especial Mundo Agro 2023
    • Especial Mundo Agro SIAVS
  • EVENTOS
  • FALE CONOSCO
    • Anuncie
    • Fale Conosco
    • Patrocinador
  • SERVIÇOS
    • Legislação
ANUNCIE
EMPRESAS E PRODUTOS
Instagram Youtube Linkedin
Fale agora no WhatsApp