Previsto para ocorrer na próxima sexta-feira (12), no município de Santo Cristo, o 46º Dia Estadual do Porco contempla em sua programação um espaço para fala dos candidatos ao Governo do Rio Grande do Sul, já que o ano é de eleições.
A menos de uma semana do evento, quatro candidatos a governador confirmaram a participação no evento. Os candidatos Edegar Pretto, Eduardo Leite, Luis Carlos Heinze e Onyx Lorenzoni vão utilizar 15 minutos da programação para explanação do Plano de Governo. A ordem de fala ocorre por meio de sorteio.
“O evento é um momento para a suinocultura mostrar a sua força, a força do suinocultor gaúcho. O Dia Estadual do Porco é feito, justamente, para demonstrar todo o potencial, todo o tamanho da suinocultura do nosso estado, e valorizar os produtores de suínos do RS, que são os que fazem a suinocultura da porteira para dentro”, frisa o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS, Valdecir Luis Folador, reforçando o convite a todos.
O 46º Dia Estadual do Porco é uma realização da ACSURS em parceria com o município anfitrião, já que se trata de um evento itinerante, ou seja, a cada ano é realizado em um município gaúcho diferente. Por dois anos deixou de ser promovido em função da pandemia de Covid-19. A última edição ocorreu em 2019.
A Comissão Organizadora do Dia Estadual do Porco aguarda a participação de 1.000 pessoas, entre suinocultores independentes e integrados, representantes de cooperativas e agroindústrias, estudantes e professores de cursos ligados ao setor, profissionais da área e autoridades.
Programação
O evento máximo da suinocultura gaúcha será realizado no Parque de Eventos José Reinoldo Steffen, com programação que se inicia às 7h30, com recepção e café da manhã, seguido com a solenidade de abertura, às 9h.
Às 10h, haverá um Painel sobre Mercado com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS, Marcelo Lopes; o consultor Fernando Henrique Iglesias e o presidente da ACSURS na mediação.
Às 11h30 é a vez dos candidatos ao Governo do RS ocuparem o espaço.
O encerramento acontece com almoço à base de carne suína, a partir das 12h30, servido no Centro Esportivo Tiradentes, em Linha Salto.