Ferramenta foi anunciada no primeiro dia do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias, em Campinas (SP)
Foi lançada nesta terça-feira (16) a plataforma Supecampo S.A, que tem como objetivo expandir a comercialização e fortalecer as cooperativas no ambiente digital. O anúncio foi feito em Campinas (SP), durante o primeiro dia do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (Enca).
Fazem parte do projeto da nova plataforma 12 cooperativas, que se uniram para reduzir o custo de insumos e ampliar a disponibilidade de produtos aos cooperados. De acordo com o CEO da Supercampo, Adilson Fuga, as cooperativas estão sempre tentando se antecipar para atender seu quadro de associados. “Eu garanto que [esses produtores] são os que menos estão sentindo o que vem acontecendo no mercado, com falta de produtos”, diz.
Encontro
Os desafios para a produção de grãos na safra 2021/22, aliás, foram os principais temas discutidos no Encontro Nacional das Cooperativas. A preocupação do setor é com o aumento nos preços de sementes, defensivos e fertilizantes, que afetam a margem de lucro do produtor, e também a possibilidade de falta de insumos no mercado para as próximas temporadas.
Os debates aconteceram de forma híbrida, contando com participação presencial e virtual. Gestão, profissionalização e projeção de safra foram os destaques do evento.
Outro assunto aguardado foi o das práticas sustentáveis ambientais, sociais e de governança (reunidas na sigla ESG, originada dos termos em inglês) nas empresas. O tema deste ano foi a importância da capacitação nas cooperativas. O diretor de Novos Negócios do Essere Group, Luiz Fernando Schmitt, afirma que os colaboradores são constantemente estimulados a buscar fora da organização oportunidades de crescimento. Dessa forma, acredita que a dinâmica ajude a trazer inovação para dentro das cooperativa, evoluindo no atendimento do mercado.
De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), há no país 1.613 cooperativas agropecuárias. Em 2020, o faturamento total cresceu 11,8%, movimentando R$ 35 bilhões.
Para avançar na produção, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli falou sobre o papel das novas gerações, com informação e tecnologia no campo, para o crescimento do setor. “São muito mais bem informadas do que foi a minha geração. Quem tem informação tem a melhor decisão, consegue produzir e melhorar a repetição dessa produção com sabedoria”, afirmou Paolinelli.