No decorrer da semana passada (17ª semana de 2023, 23 a 29 de abril) o mercado suíno seguiu apresentando debilidade nos setores que compõem a cadeia de comercialização. Apenas no último dia de negócios da semana, diante da expectativa de uma próxima revitalização no consumo de carnes com a chegada de maio, os fechamentos com o suíno vivo mostraram pequena valorização junto aos suinocultores.
Mesmo assim, o resultado foi um preço médio semanal de R$98,67 na arroba do suíno vivo que significou leve queda de 0,1% sobre a semana anterior e, conforme aventado pelo Suisite na semana passada, também passou a apresentar índice negativo de 5,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O preço médio acumulado em abril alcançou R$98,75, sinalizando queda próxima de 10% em relação a março último e aumento de 7,4% sobre abril do ano passado.
A semana atual (18ª semana de 2023, 30 de abril a 06 de maio) traz presente a motivação de um próximo restabelecimento na capacidade de compra do consumidor. Com isso, não está descartado a possibilidade de um incremento na demanda de cevado pelos frigoríficos. Se acontecer, os suinocultores podem ter a oportunidade de melhores condições de comercialização.