No decorrer da semana passada (25ª semana de 2023, 18 a 24 de junho), mesmo dentro do período em que o consumo de carnes se mostra mais retraído, os suinocultores conseguiram pequenas correções nos negócios realizados com o suíno vivo.
O resultado foi um preço médio semanal de R$91,29 na arroba do cevado que significou incremento de 2,7% sobre a semana anterior, enquanto apresentou queda expressiva de 14,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando os preços diários seguiam em expressiva elevação. Por ora, faltando apenas uma semana para o encerramento de junho, o preço médio atinge apenas R$89,46, sinalizando quedas de quase 9,7% sobre maio último e de 8,9% sobre junho do ano passado.
A semana atual (26ª semana de 2023, 25 de junho a 1º de julho), tende a apresentar um consumo mais retraído de carne suína no comércio varejista e, com isso, os frigoríficos também tendem a se mostrarem pouco motivados na aquisição do suíno vivo. Entretanto, é possível que maiores negócios aconteçam no último dia de negócios visando maior movimentação de carne suína na semana vindoura, de recebimento de salários da maior parte da população trabalhadora e dos aposentados. Isso aconteceu no mesmo período do ano passado.