No decorrer da semana passada (39ª semana de 2023, 24 a 30 de setembro), os suinocultores absorveram pequenas baixas nos fechamentos realizados com o suíno vivo. Com isso, o preço de encerramento significou queda próxima de 0,8% em relação ao praticado no encerramento da semana anterior.
O resultado foi um preço médio semanal de R$100,02 na arroba do suíno vivo que significou quedas de 0,7% sobre a semana anterior e de 0,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O preço médio acumulado em setembro atingiu R$98,24, significando aumento de 4,7% sobre agosto último, mas absorvendo queda de 5,5% sobre setembro do ano passado.
A semana atual (40ª semana de 2023, 01 a 07 de outubro) pode significar o início da retomada no consumo pelo restabelecimento pleno na capacidade aquisitiva da população ativa e aposentados. De toda forma, é possível que melhores condições na comercialização do suíno vivo possam estar reservadas para a semana vindoura. Isso aconteceu no mesmo período do ano passado.