No decorrer da semana passada (41ª semana de 2022, 09 a 15 de outubro), o mercado mostrou suinocultores em busca de melhores condições de comercialização que se concretizou apenas no último dia de negócios do período, culminando em expressivo aumento de 10,6% nos negócios realizados com o suíno vivo.
O resultado foi um preço médio semanal de R$136,00 que significou melhora de 5,8% sobre o alcançado na semana anterior, enquanto indicou queda de 2,9% sobre a mesma semana do ano passado. Por ora, o preço médio acumulado em outubro alcança R$131,83, sinalizando aumento de 0,7% sobre setembro último, enquanto apresenta queda de 3,3% sobre outubro do ano passado.
A semana atual (42ª semana de 2022, 16 a 22 de outubro) inicia em ambiente estável diante do último aumento e disponibilidades ajustadas de cevados junto aos suinocultores. E isso, aparentemente, tende a manter o preço do suíno vivo em alto patamar, mesmo com a menor demanda por parte dos frigoríficos, que nesse período de consumo mais retraído terão que repassar o aumento verificado na aquisição do animal.