No decorrer da semana passada (44ª semana de 2023, 29 de outubro a 04 de novembro), mesmo adentrando um novo mês sob a expectativa de maior movimentação no comércio varejista, os frigoríficos não apresentaram maior demanda pelo suíno vivo e, com isso, a cotação junto aos suinocultores seguiu em baixo patamar.
O resultado foi um preço médio semanal de R$97,54 por arroba, significando quedas de 1,2% sobre a semana anterior e de 12,8% sobre a mesma semana do ano passado. O preço médio acumulado neste início de novembro atingiu R$97,58, significando quedas de 1,6% sobre outubro último e de 9,6% sobre novembro do ano passado.
A semana atual (45ª semana de 2023, 05 a 11 de novembro) tende a apresentar maior movimentação de carne suína no comércio varejista com a plena recuperação na capacidade aquisitiva da grande massa de trabalhadores e aposentados. Com isso, melhores negócios podem acontecer no mercado de suíno vivo terminado. De toda forma, no mesmo período do ano passado os suinocultores absorveram baixas nos negócios realizados. Mas os preços ainda eram bem superiores aos atuais.