No decorrer da semana passada (45ª semana de 2023, 05 a 11 de novembro), considerando o período em que os consumidores recuperaram sua capacidade aquisitiva, os negócios realizados com o suíno vivo junto aos suinocultores também apresentaram pequenas melhoras. Mesmo assim, o preço diário de fechamento da semana significou incremento de apenas 0,9% em relação ao mesmo período da semana anterior.
O resultado foi um preço médio semanal de R$98,31 por arroba, significando pequena melhora de 0,8% sobre a semana anterior, enquanto apresentou queda de 8,6% sobre a mesma semana do ano passado. O preço médio acumulado em novembro atingiu R$98,10, significando quedas de 1,1% sobre outubro último e de 9,1% sobre novembro do ano passado.
A semana atual (46ª semana de 2023, 12 a 18 de novembro) tende a apresentar boas possibilidades, considerando um consumidor ainda com poder de aquisição. Resta saber o impacto do consumo de carne suína no final da semana, a maior ou menor reposição na abertura da semana e a necessidade de melhorar ou não as escalas de abate. Nesse sentido, o feriado nacional também pode proporcionar movimentação mais acelerada no princípio da semana. Nesse sentido, a maior ou menor disponibilidade de cevado junto aos suinocultores tende a ditar o ritmo dos fechamentos.