Os embarques de carne suína distribuidos por unidade federativa aponta que dos cinco maiores Estados exportadores, apenas Santa Catarina e Paraná incrementaram seus volumes no decorrer do primeiro quadrimestre.
Os dados colhidos através do Comex Stat, sistema de dados do Comércio Exterior, mostra que Santa Catarina, maior Estado exportador de carne suína, detendo quase 57% do volume nacional, alcançou incremento anual de 3,3%. Paraná, o terceiro maior exportador aumentou em 9,7% seu volume.
Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul completam a lista e mostram queda em seus volumes em índices negativos que variaram de 11,9% a 31,6%.
O resultado foi uma queda de 5,3% no volume dos cinco maiores. E como eles representam perto de 98% do volume exportado e as restantes UFs reduziram em 50,8% o volume embarcado, o total nacional apresentou retrocesso de 7,2%.
A distribuição do volume por regiões mostra a predominância dos embarques na região Sul que encaminha 94,6% do total nacional. A região Centro-Oeste encaminha outros 3,5% do volume exportado, enquanto a soma das três regiões restantes atingem apenas 1,9% do total.