Nos dias 19 e 20 de junho, Cascavel, no estado do Paraná, será palco do “Simpósio de Otimização do Abate e Processamento de Aves e Suínos”. O evento integra o projeto “FACTA na Estrada” e será realizado no auditório do Show Rural Coopavel.
Todas as palestras serão realizadas de forma presencial e as inscrições já podem ser feitas pelo site da FACTA. Os valores, com desconto do primeiro lote, variam de R$ 410,00 para profissionais e R$ 205,00 para estudantes, e estarão disponíveis até o dia 30 de maio, após essa data os valores sofrerão reajuste.
A escolha de Cascavel como sede do simpósio não foi por acaso. De acordo com o presidente da FACTA, Ariel Mendes, o Paraná figura como o principal produtor de frango de corte do país, tornando-se um polo estratégico para discussões sobre avicultura e suinocultura. Além disso, a região abriga um significativo número de abatedouros tanto de aves quanto de suínos. A localização privilegiada de Cascavel facilita a participação de profissionais não apenas do Paraná, mas também de Santa Catarina e do norte paranaense, regiões igualmente importantes no cenário da produção pecuária.
O Simpósio também abordará temas pertinentes tanto para profissionais de frigoríficos quanto para aqueles envolvidos na produção primária. A intenção é atrair desde extensionistas e sanitaristas até nutricionistas, visto que muitas questões relacionadas às condenações no abatedouro têm origem no campo.
O evento será dividido em dois dias. No primeiro dia, serão discutidos temas de interesse geral para o setor, com palestras que abordarão a situação da avicultura e suinocultura, as perspectivas de mercado e as demandas dos consumidores. No segundo dia, as discussões se aprofundarão em questões específicas, como o autocontrole, o combate ao desperdício e a otimização da rentabilidade, com foco especial na genética para melhorar o desempenho econômico dos frigoríficos.
Entre os palestrantes confirmados estão representantes do setor privado, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Embrapa, esta última responsável por contribuir na formatação do programa de autocontrole. “O objetivo é fornecer um panorama abrangente e atualizado das melhores práticas e inovações no abate e processamento de aves e suínos, visando a manutenção da competitividade do Brasil como líder global na exportação de carne de frango”, explica Mendes.
Portanto, o “Simpósio de Otimização do Abate e Processamento de Aves e Suínos” promete ser um evento de grande relevância para o setor, reunindo não apenas profissionais diretamente envolvidos na cadeia produtiva, mas também gestores e diretores em busca de soluções para os desafios enfrentados pelo segmento. “A iniciativa reflete o compromisso com a excelência e a constante evolução do agronegócio brasileiro”, pontua o presidente.
Projeto “FACTA na Estrada”
O Simpósio em Cascavel integra a programação do projeto “FACTA na Estrada”, que já contou com evento em Maringá sobre manejo e sanidade, e Uberlândia que será realizado em maio sobre incubação. No segundo semestre, estão agendados eventos em Chapecó, com foco em matrizes e doenças imunossupressoras. “Essa iniciativa reflete o compromisso contínuo da FACTA em disseminar conhecimento e promover a excelência no setor avícola e suinícola em todo o Brasil”, finaliza o presidente da FACTA, Ariel Mendes.
Confira a programação completa em: https://eventos.facta.org.br/2024-simposio-otimizacao-do-abate-e-processamento-de-aves-e-suinos/
Serviço
Simpósio de Otimização do Abate e Processamento de Aves e Suínos
Data: 19 e 20 de junho de 2024
Local: Auditório do ShowRural da Coopavel, localizado na Rod BR 277 KM 577, Cascavel (PR)
Programação completa: https://eventos.facta.org.br/2024-simposio-otimizacao-do-abate-e-processamento-de-aves-e-suinos/
Inscrições: https://eventos.facta.org.br/2024-simposio-otimizacao-do-abate-e-processamento-de-aves-e-suinos/inscreva-se/