Após iniciarem 2024 com preços em queda e valores inferiores ao dos 12 meses anteriores, as carnes bovina, suína e de frango obtiveram nova e consecutiva valorização no mercado internacional Como resultado, fecharam o primeiro semestre alcançando os melhores patamares do ano – apontam os levantamentos mensais da FAO.
A melhor recuperação, por ora, é a da carne bovina: seu preço, em março passado, além de corresponder ao melhor resultado dos últimos cinco meses, obtém valorização anual de quase 2%. Mas o valor ora registrado ainda permanece inferior ao de setembro e do trimestre abril/junho de 2023.
A carne de frango também alcançou o melhor valor dos últimos cinco meses. Porém continua com uma desvalorização anual superior a 1,5%. Já a carne suína voltou a alcançar o mesmo valor de dezembro de 2023, mas seu preço permanece 2% abaixo do alcançado em março do ano passado.
Interessante notar que, a despeito do resultado mais fraco, a carne suína é a única a continuar registrando valorização nos últimos 12 meses (ganho de quase 6%). Já as carnes bovina e de frango alcançaram nos últimos 12 meses valor médio 4,37% e 8,67% inferior aos registrados entre abril de 2022 e março de 2023.