O Instituto BRF (IBRF), associação privada responsável pelos investimentos sociais da BRF, fechou uma parceria com o Sebrae, para promover cursos e oficinas gratuitos na cidade de Nova Mutum (MT). A iniciativa tem como objetivo apoiar a comunidade no desenvolvimento profissional e impulsionar o crescimento do mercado local. A parceria, nomeada de Super up, vai contemplar até 30 microempreendedores individuais e/ou microempresas do segmento de alimentação e terá cursos nas áreas de marketing digital, atendimento, sustentabilidade, mercado e vendas, e finanças. As inscrições ficam abertas até o preenchimento das vagas e podem ser realizadas no site mediante o cadastro de dados como CNPJ, e-mail, telefone e nome. Vale ressaltar que apenas empresas de Mato Grosso podem participar.
“O nosso objetivo é promover comunidades sustentáveis, fomentando inclusão socioeconômica, inovação social e cidadania corporativa, a partir da educação. Para isso, o apoio ao Sebrae, que auxilia microempresas há tanto tempo, é fundamental. Assim, investimos para que a educação seja um impulsionador de negócios, mudando a vida das pessoas”, afirma Barbará Azevedo, gerente do IBRF.
Iniciada em abril deste ano, a iniciativa quer transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do Brasil. Para isso, serão disponibilizados 13 cursos gratuitos, que devem ocorrer até outubro e estão divididos em consultorias e capacitações, dos quais tanto empresários quanto funcionários das empresas escolhidas poderão participar. Ao final do curso, a expectativa é que as empresas tenham colaboradores mais capacitados e com conhecimento de gerenciamento para prospectarem seus desempenhos socioeconômicos.
“Ações como essas ajudam a promover a ocupação e renda por meio do empreendedorismo, atuando em rede para transformação do ambiente de negócios e territórios, além de aumentar a participação dos pequenos negócios na nova economia. Em um momento de retenção como o atual, parcerias assim tornam-se essenciais para o desenvolvimento do estado do MT”, afirma Renato Ícaro, Gerente da Agência de Lucas do Rio Verde.
O apoio à iniciativa se deu pelo aporte de recursos do Fundo Nossa Parte Pelo Todo, com o qual o Instituto selecionou outros dois projetos para apoio ao longo do ano. Nova Mutum também recebe o Programa Ecco Comunidades do Instituto BRF, que acelerou a startup Já Entendi para, junto com a organização mutuense Damas da Terra, implementar um aplicativo de educação para empreendedorismo na área da alimentação e combate ao desperdício de alimentos.