O plantio de milho atinge 98% da área no Rio Grande do Sul. Segundo a Emater-RS, na semana passada eram 97%. Em igual momento do ano passado, os trabalhos atingiam 97%. A média para os últimos cinco anos é de 98%.
A colheita atinge 41% no estado. Na semana passada, 25%. Em igual momento do ano passado, os trabalhos chegavam a 34%. A média dos últimos cinco anos é de 36%.
As operações de campo foram favorecidas pelo clima quente e seco na última semana. Essas condições propiciaram a realização dos trabalhos com a umidade dos grãos dentro dos padrões ideais de corte, ou seja, abaixo de 18%.
Produtividade das lavouras de milho
A produtividade das lavouras continua apresentando grande variabilidade, impactando negativamente a média do estado.
Além dos problemas relacionados ao excesso de umidade durante o desenvolvimento das plantas, muitos produtores mencionam que as espigas estão pequenas e apresentam falhas significativas relacionadas a problemas na polinização.
Nas áreas mais afetadas por doenças e pragas de difícil controle, as perdas são expressivas, incluindo dificuldades no recolhimento das espigas em função do tombamento das plantas.
Houve pequeno avanço no plantio do Rio Grande do Sul, influenciado pela redução da umidade no solo em parte do estado e pelas áreas de resteva, originalmente reservadas para o plantio, que, devido à preservação fitossanitária, foram destinadas à cultura de soja ou feijão segunda safra.