Na manhã desta quarta-feira (21/8), Brasília sediou a abertura do IX Encontro da Rede Regional de Sistemas Públicos e Comercialização de Alimentos da América Latina e Caribe (Rede SPAA). O evento, que conta com a participação de representantes de 16 países da Rede, destacou a importância da cooperação internacional para enfrentar a fome e promover a segurança alimentar na região.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, destacou os esforços do Brasil para fortalecer a agricultura familiar e melhorar a segurança alimentar. Em sua apresentação, ele detalhou vários programas do governo, incluindo o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que adquire alimentos de agricultores familiares e doa para regiões em situação de insegurança alimentar.
Teixeira também enfatizou a exigência de que hospitais públicos, Forças Armadas, universidades e institutos federais comprem 30% de seus alimentos da agricultura familiar. Além disso, ele mencionou o programa de crédito acessível para agricultores familiares com juros baixos e o programa voltado para a aquisição de fitoterápicos e medicamentos produzidos a partir de plantas cultivadas por esses agricultores. Esses esforços visam não apenas apoiar a agricultura familiar, mas também demonstrar a importância de seu fortalecimento em diversas áreas.
“Estamos em um momento propício, com o Brasil na presidência do G20 e, no próximo ano, na COP30. Temos a oportunidade de realizar uma ação global contra a fome e a miséria, garantindo que todos tenham uma alimentação adequada”, afirmou Teixeira. Ele também expressou a abertura do Brasil para compartilhar suas experiências e aprender com as boas práticas de outros países participantes da Rede.
Edegar Pretto, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), fez uma importante declaração sobre o compromisso da Rede SPAA: “Elaboramos uma carta-compromisso, da qual todos os países aqui presentes são signatários. Estamos fazendo um esforço comum e cooperado para erradicar a fome na América Latina e no Caribe. Tudo isso promove um desenvolvimento ambientalmente correto, economicamente viável, socialmente justo, preservando o meio ambiente, diminuindo o desmatamento e preservando nossa floresta, para levar alimentação sadia e saudável para quem precisa, tanto em quantidade quanto em qualidade, que é muito importante.”
Durante o IX Encontro da Rede SPAA será apresentado o processo preliminar do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Planaab). O objetivo é destacar o Brasil como protagonista na promoção da Soberania Alimentar e ouvir experiências de outros países da América Latina e Caribe.
O encontro da Rede acontece até 23 de agosto e tem como foco as políticas de abastecimento e comercialização de alimentos que promovam sistemas agroalimentares mais inclusivos, resilientes e sustentáveis frente às mudanças climáticas e situações de emergência.
O MDA, em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), está custeando o evento e contou com a colaboração de consultores especialistas da FAO, que elaboraram o subsídio para o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Planaab).