Recentemente, a equipe de técnicos de Suínos da Zoetis esteve em visita ao Laboratório de Sanidade Suína da Universidade de São Paulo (USP), coordenado pela Professora Dr.a Andrea Moreno. A reunião entre as equipes teve o objetivo de alinhar algumas práticas para aprimoramento dos diagnósticos, além de promover uma troca de ideias sobre os avanços em sanidade suína.
“Na ocasião, pudemos perceber a grandiosidade da parceria. A visita agregou muito para os trabalhos que estão sendo desenvolvidos a campo e que impactam de forma transformadora a atividade suinícola. Foi uma oportunidade ímpar para uma imersão na rotina do laboratório, bem como, identificar e planejar aperfeiçoamentos em nossas ferramentas diagnósticas, a fim de seguirmos prestando o melhor suporte e serviços técnicos de excelência a nossos clientes”, comenta o médico-veterinário Érico Granado Franco, da equipe técnica de Suínos da Zoetis.
O encontro ocorreu em um momento especial, visto que a parceria entre a Zoetis e o Laboratório de Sanidade Suína da USP, iniciada quando a empresa ainda pertencia à Pfizer, completa 25 anos. “Nesse período, construímos pontes que permitem aos nossos clientes e produtores terem acesso às mais importantes ferramentas de diagnóstico, para que possam produzir melhor e com mais qualidade”, ressalta Franco.
A coordenadora do Laboratório de Sanidade Suína da USP, Prof.ª Dr.ª Andrea Micke Moreno, responsável pelo atendimento da equipe da Zoetis, acompanhou a iniciativa desde o início. “Em 1998, eu fui com minha orientadora de mestrado, Dr.a Maria Regina Baccaro, ao Congresso organizado pela International Pig Veterinary Society (IPVS), em Birmingham, na Inglaterra. Nesse evento, conversamos com o Sr. Lineu Gonçalves, que na época trabalhava na Pfizer, e iniciamos a discussão sobre criar um serviço de diagnóstico para suínos que atendesse clientes da empresa. Em 1999, iniciamos o trabalho com o Sr. Oclides Barbarini Junior, gerente técnico na ocasião, e começamos a realizar os exames para o PROPAS (Programa Pfizer de Apoio à Suinocultura), realizando, já nesse ano, o envio de dois resumos para o Congresso da ABRAVES de 1999, com os primeiros resultados”, recorda ela.
Após quatro anos do início dos trabalhos, Andrea, já como professora do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal, criou o Laboratório de Sanidade Suína (FMVZ-USP), dando continuidade às atividades.
Ganhos para a coletividade
Como prova de que a parceria entre iniciativa privada e universidades pode gerar frutos importantes para diversos setores da sociedade, a professora Andrea conta que o financiamento obtido a partir dos serviços prestados à Zoetis possibilitou a compra de vários equipamentos importantes para o Laboratório, manutenção de equipamentos, investimentos em infraestrutura, pagamento de bolsas para alunos e contratação de técnicos. “O recurso possibilitou ainda o financiamento de insumos para vários projetos de mestrado e doutorado, dentre os 40 alunos de pós-graduação que orientei nos últimos 20 anos, sem contar muitos alunos de iniciação científica”, diz.
Ela ainda acrescenta: “Apesar de todos os ganhos materiais, os frutos mais importantes dessa parceria têm sido o aprendizado contínuo no contato com as diversas equipes técnicas, a geração de conhecimento que o material encaminhado vem proporcionando aos alunos de graduação e pós-graduação, assim como a geração de informações e de questões práticas que deram origem a diversos estudos do nosso grupo. O valor do impacto desses frutos sobre minha carreira docente e sobre a formação de meus alunos é incalculável”.
“Acredito que o sucesso dessa parceria é resultado de vários fatores, mas estou certa de que os mais importantes são o profundo respeito que sempre existiu entre todos os profissionais da empresa com os quais trabalhamos e as pessoas de nosso grupo de pesquisa (eu, meus alunos e nossos técnicos), a constante busca da excelência, que é uma característica comum a ambos os grupos, a política da empresa em investir em um serviço de atendimento ao cliente de qualidade e a relação de honestidade e transparência que temos mantido nesses 25 anos. Em resumo, todo o nosso grupo é grato e tem muito orgulho de poder atender à Zoetis e seus clientes a cada solicitação que nos é enviada”, conclui a coordenadora do laboratório.
O profissional comenta que, durante a visita ao laboratório, pôde observar o quanto as jornadas e propósitos da Zoetis e do Laboratório de Sanidade de Suínos da USP se fundem. “Desde o início, acendeu-se a busca incansável pelo conhecimento e suas aplicações no campo e nas ciências. É muito evidente o olhar orgulhoso e motivado de cada aluno, pesquisador e colaborador do laboratório. Enche-nos de orgulho fazer parte desse legado, que tem um profundo impacto social e econômico, e revela a aptidão e o tamanho do agronegócio para o Brasil”, sintetiza.
Franco lembra que, ao longo desse período, a Zoetis se tornou referência para o mercado com a exclusiva ferramenta de diagnóstico STOMP, que ampara, com embasamento técnico, as tomadas de decisões, tornando-as mais assertivas. “Essa metodologia está alinhada com as nossas soluções inovativas de prever, prevenir, detectar e tratar as enfermidades. Como implicação direta, temos animais mais saudáveis, melhor desempenho zootécnico e maior retorno e rentabilidade para os suinocultores. Previamente, conseguimos detectar os agentes patológicos na população suína, saber em que momento a prevalência está alta, cruzar com sintomas clínicos e atuar, antecipadamente, com programas de vacinação ou medicação”, explica o especialista.
Junto com Franco, os médicos-veterinários Dener Tres, Vinícius Fernandes e Kairon Adam Franz, da equipe de técnicos da Zoetis, também participaram da visita. “Quando falamos em serviços técnicos de qualidade para os clientes Zoetis, sem dúvida, ter um laboratório de renome, credibilidade e confiança, como o laboratório de sanidade suína da USP, nos ajuda muito, desse modo conseguimos ter análises precisas das amostras de campo enviadas, portanto uma resposta de qualidade ao nosso cliente, que é quem mais se beneficia. Ter o conhecimento específico do que está acontecendo em seu sistema de produção, sem dúvida lhe oferece alta capacidade de tomada de decisão com assertividade e velocidade, e todos sabemos o quanto isso impacta na performance dos suínos”, comenta Dener.
Vinicius completa. “Entender a dinâmica de comportamento de potenciais agentes causadores de doenças respiratórias, entéricas e reprodutivas é fundamental. Essa dinâmica pode sofrer mudanças ao longo dos anos, o trabalho feito junto à USP nos permite acompanhar essa evolução dentro dos sistemas de produção. Com as informações geradas, através desse mapeamento dos agentes, é possível contribuir com a sanidade da nossa cadeia de produção, por meio da publicação das informações sanitárias geradas para toda a comunidade. Esse trabalho técnico realizado junto à USP coloca a Zoetis em uma posição de referência no mercado.”
“Com a evolução da produção de suínos no Brasil, a excelência técnica vem ocupando um espaço importante no campo, uma vez que novos desafios são encontrados e, muitas vezes, múltiplos agentes são responsáveis por retirar o desempenho dos suínos. Diante destes desafios, um time técnico treinado, alinhado com a expertise do laboratório de sanidade da USP, une esforços para disponibilizar aos clientes o melhor em termos de diagnóstico, mesmo em casos de coinfecção”, acrescenta Kairon. E conclui. “A evolução em sanidade está diretamente conectada a diagnósticos precisos, trabalho com o qual o Laboratório de Sanidade da USP vem contribuindo por 25 anos, sendo de suma importância para o setor”.