O Rabobank divulgou o relatório de julho sobre o mercado de grãos e oleaginosas, o Brazilian G&O Monthly Update, realizado pela Marcela Marini, analista de Grãos e Oleaginosas do Rabobank.
Confira abaixo os destaques:
-
Em julho, os preços da soja no Brasil caíram 2% em comparação com o ano anterior. Ainda assim, os preços médios entre janeiro e julho permaneceram 2% acima do mesmo período de 2024.
-
Em julho, os preços do milho caíram 4% em relação ao mês anterior, impulsionados por uma safra recorde de milho no Brasil e pelo avanço da colheita da safrinha.
-
Em junho de 2025, as exportações brasileiras de soja alcançaram 13,4 milhões de toneladas, 5% abaixo do mês anterior. Apesar das tensões tarifárias entre EUA e China e de uma safra recorde no Brasil, o crescimento das exportações foi modesto no início de 2025. No acumulado do ano, as exportações estão 1% acima do registrado no ano passado.
-
Em junho de 2025, as exportações de milho totalizaram 0,4 milhão de toneladas, um aumento de 849% em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, as exportações de milho estão 22% abaixo do nível registrado no ano passado.
-
Condições climáticas favoráveis aumentaram a produtividade nas principais regiões da safrinha, com chuvas abundantes compensando preocupações relacionadas ao plantio precoce. A RaboResearch estima a safra total de milho do Brasil em 139 milhões de toneladas.