A campanha alcançou resultados expressivos por todo o país, com aumentos de vendas que chegam até a 42%
Em apenas 17 dias de campanha no varejo brasileiro, a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) foi capaz de alcançar resultados surpreendentes que impactam toda a cadeia produtiva, gerando 13 milhões de reais em vendas para as 10 redes participantes e suas 22 bandeiras, como o Extra, Pão de Açúcar, Oba Hortifruti, Hortifruti, Natural da Terra, Lopes Supermercados, Carrefour, Grupo Big, Dia Supermercados e a Companhia Sulamericana de Distribuição, mostrando mais uma vez o potencial da carne suína no mercado brasileiro. Esses 13 milhões de reais equivalem a 400 mil suínos processados, criando oportunidades para os produtores, frigoríficos e todos os agentes do setor.
Através dessa metodologia de educação e engajamento, as maiores e melhores redes de varejo do país puderam elevar a venda de carne suína em todas as regiões do Brasil, com destaque para a região Norte, que foi a regional de maior destaque entre as redes de varejo com capilaridade nacional, atingindo crescimento de até 89% de crescimento em vendas. O Centro-Oeste também se destacou nas capitais Brasília e Goiânia, com lojas que cresceram mais de 90% nas vendas de carne suína durante a SNCS 2021.
As vendas em algumas lojas na região Nordeste registraram crescimento acima de 100%, assim como o incremento consecutivo nas vendas no Sudeste, onde fica o maior polo de consumo do país com São Paulo e Rio de Janeiro, que neste ano registraram crescimento acima de 100% também nas lojas de algumas bandeiras. Números que reforçam a importância das ações estratégicas de marketing promovidas pela SNCS como alicerce do crescimento significativo das vendas e da expansão do consumo da carne suína pelos brasileiros, atestando que não há limites para o alcance da proteína suína.
Crescimento nacional
Durante o período de campanha, as três maiores redes de varejo do país alcançaram crescimentos entre 20% e 25% nas vendas de carne suína quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Juntos, o Extra e o Pão de Açúcar, do GPA, aumentaram as vendas de carne suína em 25%, ao lado do Carrefour e do Grupo Big, que cresceram respectivamente 20% cada um, comprovando a efetividade da campanha ano a ano.
Já o Oba Hortifruti conseguiu aumentar as vendas de carne suína em 18%, e juntos o Hortifruti e o Natural da Terra apresentaram crescimento de 32%, ambos em relação ao crescimento alcançado durante o mesmo período do ano passado. O Lopes Supermercado, que este ano entrou com a nova bandeira Raiz Superatacado, mostrou um crescimento de 9,5% nas vendas em comparação ao período em 2020.
As redes estreantes na SNCS também registraram crescimento e venderam entre 32% e 42% a mais de carne suína. A Companhia Sulamericana de Distribuição foi responsável por 32% de aumento, somando as redes Cidade Canção, São Francisco e Amigão, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Já o Dia Supermercado, que introduziu açougues e autosserviço em mais de 630 lojas este ano, registrou crescimento de 42% de vendas quando comparado ao mês de setembro de 2021. E para fechar os resultados, no e-commerce uma das redes participantes obteve crescimento de 40% nas vendas, um marco na história da venda de perecíveis.
De Norte a Sul do Brasil a SNCS promoveu qualidade, saúde e sabor para mais de 75 milhões de consumidores que tiveram a oportunidade de levar pra casa uma proteína prática, saudável e de ótimo custo-benefício, sendo um bom negócio para a economia doméstica. A carne suína in natura também tem ganhado os consumidores a cada ano, seja resfriada ou congelada. Com cortes variados e maior disponibilidade nas gôndolas, as redes de varejo confirmaram o avanço nas vendas da proteína, chegando a crescer 27% nas vendas, apenas no período da campanha.
Para o varejo, segundo os gerentes comerciais das redes participantes, a categoria tem aumentado sua participação dentro do setor de carnes e há ainda muitas oportunidades para dar mais visibilidade à carne suína, aprimorando as vendas e desenvolvendo diferentes estratégias para o setor. O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, pontua que: “Há 9 anos todas as redes participantes apresentam crescimento sobre crescimento, de forma contínua e consolidada, que permanece em resultados crescentes nos meses seguintes após o encerramento da campanha, mostrando a estratégia acertada da SNCS, que se renova a cada ano e promove a transformação real e a inserção da carne suína na cultura brasileira. Entregamos resultados a todos os elos da cadeia e trabalhamos uma continua mudança de cultura.”
A SNCS
Durante o período de 1 a 17 de outubro de 2021, a SNCS trouxe o tema churrasco com carne suína para se conectar com os consumidores brasileiros, atuando presencialmente em loja com mais de 8 mil peças de PDV, e também no digital, através das redes sociais, Pinterest, influenciadores digitais, e-commerce e presente em todos os aplicativos de delivery, levando receitas, dicas, cortes para churrasco, informação, inspiração e sabor.
Metodologia
Os resultados deste ano foram fornecidos pelas redes de varejo participantes, com base na campanha anterior realizada em outubro de 2020 para aquelas que já participavam da iniciativa e para a CSD. Já no caso da rede Dia, que aderiu à campanha pela primeira vez e iniciou este ano as atividades no açougue, os resultados foram comparados com os números de venda obtidos no mês anterior (setembro de 2021), para equilibrar a mensuração em relação às condições de mercado e de preço.