Os dados da produção de carne suína e o número de cabeças abatidas levantados através da pesquisa nacional do abate de suínos realizada pelo IBGE em estabelecimentos sob inspeção sanitária federal, estadual ou municipal aponta que, embora o peso médio venha apresentando evolução nos últimos anos, se encontra abaixo do alcançado há 10 anos atrás.
Embora o volume do terceiro trimestre ainda seja preliminar, o levantamento médio dos primeiros nove meses deste ano indica que o peso médio por cabeça abatida alcançou 92,6kg, equivalendo a aumento de 2% sobre o ano passado e representando o quarto maior peso médio do período analisado.
Mesmo assim, equivale a retração de 4,2% sobre o alcançado em 2011, recorde no setor. O menor peso foi atingido em 1997, início dos levantamentos, significando aumento próximo de 25% em 25 anos.
O histórico aponta que houve forte incremento no peso médio que passou de 74,4kg até 96,6kg no prazo de 15 anos, significando incremento de mais de 22 kg por cabeça no período, quando, então, apresentou forte retração de 9,4% no peso médio. Desde então, vem evoluindo, gradativamente, mas permanecendo ainda abaixo do alcançado no triênio 2009/1011.